sábado, 29 de fevereiro de 2020

29 DE FEVEREIRO. UMA DATA BASTANTE CURIOSA


O programa “Fanáticos por Futebol”, que apresento na Rádio Bandeirantes, fez sua estreia em 29 de fevereiro de 2004. Embora o programa complete 8 anos, será apenas a segunda vez que soprarei as velhinhas. Presente no calendário gregoriano – adotado na maior parte do ocidente – apenas de 4 em 4 anos, o 29 de fevereiro tem a função de sincronizar os dias do ano às estações e, por isso, tem uma história repleta de curiosidades.

- Muitos norte-americanos nascidos nessa data vão comemorar na pequena cidade de Anthony, no Estado do Texas. Anthony se auto-proclamou a capital do ano bissexto do mundo. Todo ano, a cidade promove um festival para celebrar o dia 29 de fevereiro, atraindo turistas de outros Estados e até de outros países.

- Os nascidos em 29 de fevereiro têm que esperar um dia a mais que os outros para poder tirar a carteira de habilitação. Apesar de tecnicamente fazerem 18 anos de idade em um dia 28 de fevereiro (730 dias depois do aniversário de 16 anos), as auto-escolas não os consideram maiores de idade antes do – inexistente – dia 29.

- Foi em 29 de fevereiro de 1940 que, pela primeira vez, uma estatueta do Oscar foi entregue a uma pessoa negra. Hattie McDaniel ganhou na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por seu papel em “E o Vento Levou…”. Por ter sido indicada, ela foi também a primeira negra a ser convidada para a cerimônia de prêmios. Apesar disso, o lugar reservado para ela era isolado até mesmo de seus companheiros de filmagem.

- Na Irlanda, muitas mulheres esperam ansiosamente pela chegada do dia 29 de fevereiro. Segundo a tradição, nessa data, elas podem pedir a mão de homens em casamento – e ai deles se não aceitarem! Tudo começou no século V, quando Santa Brígida reclamou a São Patrício – respeitado padre irlandês – que não era justo as mulheres terem de esperar pelo pedido de casamento. Depois de muita insistência, o padre cedeu, mas restringiu a atitude feminista ao dia mais raro do calendário – 29 de fevereiro. A tradição pegou e se espalhou pelo Reino Unido. Em 1288, a Rainha Margarida da Escócia ainda estipulou uma multa aos homens que não aceitassem a proposta: deveriam pagar à constrangida mulher prêmios que variavam de beijos a vestidos de seda.

- A probabilidade de alguém nascer em 29 de fevereiro é de 1 em 1.506, enquanto os aniversários em todas as outras datas têm 4 vezes mais chances de acontecer. No hall dos famosos nascidos nesse dia especial, estão o rapper Ja Rule, a cantora Dinah Shore e o compositor clássico Gioachino Rossini.

E quem disse que 30 de fevereiro não existe? Os suecos do século XVIII tiveram a oportunidade de, uma vez na história, viver essa data. Para se ajustar ao recém-adotado calendário gregoriano, a Suécia teve que adicionar dois dias a mais ao ano de 1712: além de 29 de fevereiro, foi contabilizado também dia 30 de fevereiro.

Fonte: www.guiadoscuriosos.com.br/blog

CONHEÇA O PORTAL UNIVERSO DESBRAVADOR
Conheça o Portal UNIVERSO DESBRAVADOR e encontre materiais informativos para Líderes, Desbravadores, Jovens, Universitários e Música.

CONHEÇA E ACOMPANHE O PORTAL UNIVERSO DESBRAVADOR


Nenhum comentário:

Postar um comentário