quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

O DEPARTAMENTO DA ESCOLA SABATINA

A Escola Sabatina é o principal sistema de educação religiosa da Igreja Adventista do Sétimo Dia e tem quatro objetivos: estudar as Escrituras, companheirismo, penetração missionária na comunidade, e ênfase às missões mundiais.

Em cooperação com as Divisões mundiais, a missão específica do Departamento da Escola Sabatina da Associação Geral é distribuir as Lições da Escola Sabatina para todos os níveis etários, prover esquemas para a programação da Escola Sabatina dentro do contexto das várias culturas nas Divisões mundiais, proporcionar recursos e sistemas de preparo para os professores da Escola Sabatina e promover as ofertas da Escola Sabatina para as Missões mundiais.

"A Escola Sabatina é um importante ramo do trabalho missionário, não só porque proporciona a jovens e velhos o conhecimento da Palavra de Deus, mas por despertar neles o amor por suas sagradas verdades e o desejo de estudá-las por si mesmos; ensina-os, sobretudo, a regular a vida por seus santos ensinos." -Conselhos Sobre a Escola Sabatina, págs. lO e 11.

"A Escola Sabatina, devidamente dirigida, é um dos grandes instrumentos divinos para levar almas ao conhecimento da verdade." -Idem, pág. 115.

Os dirigentes, os professores e a totalidade dos membros devem cooperar com os outros departamentos da igreja em toda obra missionária e atividade em favor da salvação de almas, ao mesmo tempo que, com empenho, levam avante o evangelismo da Escola Sabatina por meio das classes regulares da Escola Sabatina, e atividades como Dias de Decisão, Classes Bíblicas dos Pastores, Dias das Visitas, Escolas Cristãs de Férias e Escolas Sabatinas Filiais, incluindo Clubes Bíblicos na Vizinhança e Horas de Histórias.

Nas igrejas em que há o Departamento dos Ministérios das Crianças, as Escolas Cris-
tãs de Férias, as Escolas Sabatinas Filiais para Crianças, os Clubes Bíblicos na Vizinhança e as Horas de Histórias estarão sob a direção do Departamento dos Ministérios das Crianças. (Ver pág. 120.) Outrossim, todos os departamentos da igreja devem trabalhar em união com a Escola Sabatina para fazer com que o trabalho da igreja seja tão eficiente quanto possível.

Os dirigentes da Escola Sabatina devem ser membros da igreja local. São eleitos por um ou dois anos, segundo determinar a igreja local. (Ver pág. 49.)

Os oficiais que atuam como membros da Comissão da Escola Sabatina são eleitos do mesmo modo e na mesma ocasião que os oficiais da igreja. A lista dos dirigentes da Escola Sabatina e seus auxiliares, a serem eleitos pela igreja, é a seguinte: o(a) diretor(a) com um(a) ou mais vice~diretores(as); o(a) secretário(a), com um(a) ou mais vice-secretários(as); um(a) diretor(a) para cada urna das divisões, incluindo a dos adultos e a de extensão; um(a) diretor(a) da Escola Cristã de Férias; e um(a) secretário(a) do Fundo de Inversão.

A Comissão da Escola Sabatina

A Comissão da Escola Sabatina é o corpo administrativo desta última. Compõe~se do(a) diretor(a) (que atua como presidente), dos(as) vice-diretores(as), do(a) secretário(a) (que atua como secretário(a) da comissão), dos(as) vice-secretários(as), dos(as) diretores(as) das divisões, do(a) secretário(a) do Fundo de Inversão, do(a) diretor(a) dos Ministérios Pessoais, do(a) coordenador(a) dos Ministérios das Crianças, do(a) diretor(a) da Escola Cristã de Férias, de um ancião (designado pela Comissão da Igreja ou pela comissão de anciãos) e do pastor. Quanto antes possível, após a eleição dos oficiais, o(a) diretor(a) deve convocar urna reunião da Comissão da Escola Sabatina para nomear, segundo for necessário para as várias divisões, outros oficiais que não fazem parte da Comissão da Escola Sabatina. Estes podem abranger os(as) vice-diretores(as) das divisões, os(as)
secretários( as) das divisões, os( as) diretores( as) de música, as( os) pianistas e/ou organistas, e as(os) recepcionistas.

Além desses oficiais relacionados no parágrafo anterior, a Comissão da Escola Sabatina nomeia os professores de todas as divisões, que serão submetidos à aprovação da Comissão da Igreja. Deve-se estudar cuidadosamente as necessidades de todos os grupos. É aconselhável consultar os(as) diretores(as) das divisões em particular, para escolher as professoras das divisões das crianças.

Em vista da importância de manter a integridade das verdades a serem ensinadas e a alta qualidade do ensino, deve-se ter muito cuidado na escolha dos professores da Escola Sabatina. O tempo destinado à lição deve ser, pelo menos, de trinta minutos. Todos os professores devem ser membros regulares da igreja.

A Comissão da Escola Sabatina é responsável pelo bom funcionamento de toda a Escola Sabatina, através da liderança de seu(sua) presidente, o(a) diretor(a) ou superintendente. A comissão deverá reunir-se com regularidade, segundo for necessário para a devida coordenação do programa de todas as divisões. Deverá também certificar-se de que os materiais que servem de auxílio na elaboração do programa, bem como as Lições da Escola Sabatina, preparadas pela Associação Geral, sejam supridos em quantidades suficientes e a tempo.

O(a) Diretor(a). -O(a) diretor(a) da Escola Sabatina é o dirigente desse departamento. Logo que ele(a) for eleito(a), deverá começar a fazer planos para o esmerado e eficaz funcionamento dessa escola. O(a) diretor(a) deve apoiar os planos e as ênfases do Departamento da Escola Sabatina da Associação/Missão, e espera-se que atue de acordo com as decisões da Comissão da Escola Sabatina. (Ver Notas, #5, pág. 125.)

O(a) Vice-Diretor(a). -Podem ser eleitos(as) um(a) ou mais vice-diretores(as) para que ajudem o(a) diretor(a). Ao(à) vice-diretor(a) ou aos(às) vice-diretores(as) podem ser atribuídas tais responsabilidades específicas como: promover o evangelismo da Escola Sabatina e as Missões mundiais; coordenar a ênfase missionária semanal, e planejar e promover os alvos de ofertas; promover e coordenar os planos e as atividades evangelísticas na comunidade; e cuidar dos membros, examinando os registros da Escola Sabatina e comparando-os com os registros dos membros da igreja, e então formar e implementar planos para aumentar a frequência à Escola Sabatina e o número de membros. Tais planos devem incentivar o empenho individual e das classes para contatar novos membros, e membros que não estejam sendo assíduos.

O(a) Secretário(a). -Fidelidade, exatidão e cortesia cristã são especialmente necessárias na obra do(a) secretário(a) da Escola Sabatina (Ver Notas, #6, pág. 126.) O(a) Vice-Secretário(a).-Na ausência do(a) secretário(a), um(a) vice-secretário(a) assume as responsabilidades. O(a) vice-secretário(a) deve estar presente a toda reunião da Escola Sabatina, disposto(a) a ajudar no que o(a) diretor(a) ou o(a) secretário(a) julgarem necessário.

Se se desejar, o(a) vice-secretário(a) poderá atuar como secretário(a) da reunião dos professores e relatar ao(à) secretário(a) qualquer ocorrência que deva ser registrada.

O(a) Secretário(a) do Fundo de Inversão

O(a) secretário(a) do Fundo de Inversão dá liderança promocional ao Plano de Investimento para as Missões. Ele/ela incentiva essa atividade em todas as divisões da Escola Sabati-
na, mantendo todos os membros informados do êxito alcançado.

O(a) Diretor(a) da Escola Cristã de Férias

Ele/ela assume a dianteira em organizar, promover e empreender o evangelismo na comunidade por meio da Escola Cristã de Férias anual. (Em algumas igrejas, esta responsabilidade pode ser atribuída ao(à) coordenador(a) dos Ministérios das Crianças.)

O(a) Diretor(a) de Música

A Comissão da Escola Sabatina poderá designar um(a) diretor(a) de música, para dirigir a música da escola e fazer planos com o(a) diretor(a) para a apresentação deste aspecto da adoração, cada sábado.

Como expressão de adoração, deve-se ter o cuidado de prover música que glorique a Deus. Os cantores devem ser escolhidos com tanto cuidado como os que desempenham outras partes no programa da Escola Sabatina, e aferidos pelas mesmas normas. (Ver pág. 72.)

A(o) Pianista e/ou Organista

As(os) pianistas e/ou organistas da Escola Sabatina são nomeados( as) pela Comissão da Escola Sabatina. Os(as) Diretores(as) das Divisões da Escola Sabatina. -A Comissão da
Igreja elege um(a) diretor(a) para cada divisão da Escola Sabatina. Os vice-diretores(as) que forem necessários poderão ser designados pela Comissão da Escola Sabatina. Mais informações sobre as divisões relacionadas com a idade, desde os principiantes até os adultos, são detalhadas no Manual da EscoIa Sabatina, que pode ser obtido do Serviço Educacional Lar e Saúde ou do Departamento da Escola Sabatina do Campo local.
Os deveres dos(as) diretores(as) das divisões abrangem a organização do programa semanal da Escola Sabatina. Cada divisão deve seguir o programa sugerido e delineado para essa divisão no Manual da Escola Sabatina e incluir sempre determinado período de tempo para ênfase missionária e para o estudo da Bíblia e a troca de idéias, apropriados ao nível etário dos que pertencem a essa divisão da Escola Sabatina. Os(as) diretores(as) das divisões precisam certificar-se de que há instalações e apetrechos adequados e exemplares da Lição da Escola Sabatina para todos os membros e visitantes, bem como dispositivos para
promover os alvos, diagramas e outros meios de ensino que forem necessários.

A Divisão de Extensão.

Esta divisão cuida dos que se acham impossibilitados de freqüentar a Escola Sabatina, devido à idade ou doença. Informações especiais sobre a obra do(a) diretor(a) da divisão de extensão podem ser encontradas no Manual da Escola Sabatina.

Os Professores da Escola Sabatina

Todos os professores são escolhidos pela Comissão da Escola Sabatina e aprovados pela Comissão da Igreja, para atuar por um ano. Tais pessoas devem ter aptidão para ensinar e estar dispostas a descobrir maneiras de melhorar sua capacidade de ensino. Devem ser diligentes em sua preparação, assíduos e pontuais na freqüência e dar um exemplo à classe no estudo diário da Lição da Escola Sabatina.

Deve-se fazer especial esforço para escolher professores para as crianças e os jovens dentre os membros que tenham os seus melhores interesses no coração e habilidade para suprir-lhes as necessidades.

Todos os professores devem ser incentivados a participar dos cursos de preparo publicados pela Associação Geral e/ou Divisão e disponíveis através do Departamento da Escola Sabatina da Associação/Missão.

A Reunião dos Professores da Escola Sabatina

Recomenda-se que cada Escola Sabatina realize uma reunião semanal dos professores. Ela deve ser dirigida pelo(a) diretor(a), embora outra pessoa possa ser indicada para dirigir o estudo da lição do próximo sábado. Obtêm-se os melhores resultados quando a reunião dos professores é realizada antes do sábado, pois com isso se provê oportunidade para estudo particular, tanto antes como depois da reunião; é provável que ela se tome também menos apressada do que se for realizada no sábado de manhã. Deve-se conceder tempo suficiente para a reunião dos professores, e nela deveriam ser realizadas pelo menos três coisas: uma análise proveitosa da lição do próximo sábado, breve consideração de um ou mais alvos da Escola Sabatina e a discussão de qualquer problema geral que requeira atenção.

As Lições da Escola Sabatina

Compreendendo que "pessoa alguma, a não ser os que fortaleceram o espírito com as verdades da Escritura, poderá resistir no último grande conflito" ( O Grande Conflito, pág. 593), os dirigentes do Departamento da Escola Sabatina devem fazer tudo o que for possível para incentivar o estudo regular e sistemático da Palavra. A Lição da Escola Sabatina destina-se a estimular o hábito de regalar-se diariamente com a Palavra de Deus. Esta prática consagrada pelo tempo muito tem contribuído para manter a unidade cristã por toda a Igreja mundial.

A Associação Geral publica uma Lição da Escola Sabatina para cada divisão da Escola Sabatina. Por meio dessa lição, cada membro deve ter acesso aos materiais apropriados ao seu nível etário. Publicações auxiliares para dirigentes e professores são produzidos pela Associação Geral e/ou Divisão, e a publicação apropriada deverá ser acessível a todo dirigente e professor em cada divisão da Escola Sabatina.

Ofertas da Escola Sabatina.

Todas as ofertas da Escola Sabatina devem ser cuidadosamente registradas pelo(a) secretário(a) da Escola Sabatina e entregues ao(à) tesoureiro(a) da igreja, com a maior brevidade possível. Quando são recebidas as ofertas da divisão de extensão, essas ofertas devem ser acrescentadas às já recebidas pela Escola Sabatina.

Com exceção dos fundos para as despesas, todas as ofertas da Escola Sabatina são ofertas da Associação Geral e devem ser remetidas em sua totalidade pelo(a) tesoureiro(a) da igreja à Associação/Missão, para envio à Associação Geral. Esses fundos incluem a oferta semanal regular da Escola Sabatina, a oferta do Décimo Terceiro Sábado, a do Fundo de Inversão e a dos aniversariantes. Todas essas ofertas são fundos missionários, e cada uma delas deve ser identificada separadamente no sistema regular de relatórios da igreja local para a Associação Geral. Isto se faz necessário para ajudar a Associação Geral na distribuição das porcentagens usadas para projetos especiais, de acordo com as praxes da
Igreja. Nenhuma oferta missionária pode ser retidapela igreja local, Associação ou Missão.

Dinheiro Para Despesas

Muitas Escolas Sabatinas arrecadam ofertas para suas despesas em datas determinadas. (Ver Notas, #7, pág. 127. ) A oferta para as despesas da Escola Sabatina e a oferta missionária não devem ser contadas como uma só oferta e divididas conforme um acordo ou porcentagem combinada. As ofertas para despesas da Escola Sabatina devem
ser mantidas completamente separadas das ofertas missionárias.

O Relatório Trimestral

Este relatório deve ser preenchido imediatamente depois do último sábado do trimestre, e enviado pelo correio, antes da data-limite estabelecida, ao(à) diretor(a) do Departamento da Escola Sabatina e dos Ministérios Pessoais da Associação/Missão. Deve ser lido na reunião administrativa, trimestral, da igreja. O( a) secretário( a) deverá enviar esse relatório ao diretor do Departamento da Escola Sabatina e dos Ministérios Pessoais do Campo local no formulário apropriado, colocar uma cópia no arquivo permanente do(a) secretário(a), e prover cópias para o(a) diretor(a) da Escola Sabatina e para o pastor.


Um comentário:

  1. Ola!porq vcs nao postam aki varios modelos de auxiliar do diretor da escola sabatina?

    ResponderExcluir