sábado, 7 de setembro de 2013

UNoB: CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA LEVA MILHARES DE PESSOAS ÀS RUAS NO NOROESTE DO PAÍS

Milhares de adventistas saíram às ruas em várias partes do noroeste do Brasil para dizer não à violência, em todas as suas formas, no projeto Quebrando o Silêncio. Passeatas, fóruns, palestras e outras ações educativas tomaram conta de várias cidades. Apesar do projeto acontecer durante todo o ano, foi no dia 24 de agosto que o principal movimento da campanha aconteceu.

Foram dos diversos tipos as mobilizações que ocorreram alertando a população sobre os temas do projeto. Com o foco nos perigos do mal uso da internet o projeto esse ano veio denominado “Perigos em Rede”. Com o elevado índice de crianças usando a internet e expondo suas vidas a estranhos, a campanha promoveu vídeos orientando crianças e adultos.

Nos estados de Rondônia e Acre, passeatas foram organizadas em várias cidades, sendo as principais em Ariquemes, Porto Velho e em Brasiléia, onde os membros das igrejas adventistas foram às ruas para fazer esse alerta. As passeatas tiveram apoios importantes, como da OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Ariquemes, e poder legislativo municipal, como das policias militar e guardas municipais, para o bom andamento da ação.

Presenças importantes participaram das mobilizações, como Alex Redano, vereador e presidente da câmara de vereadores de Ariquemes que participou dos quatro quilômetros da passeata que percorreu as principais avenidas da cidade, e que mobilizou mais de 300 pessoas; e Rosilene Silva, Conselheira dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado de Rondônia, que ressaltou a importância de um projeto como este. “Alertar as crianças é importante pois são alvo fácil para pessoas com más intenções, principalmente espalhadas pela internet, que cada dia está mais fácil o acesso. Louvável a atitude da igreja adventista de se preocupar com este assunto e realizar um projeto desta grandeza”, comentou Rosilene.

Em Manaus, os mesmos temas foram abordados. Ações sociais envolvendo atendimento médico aconteceu em alguns bairros da cidade. Muitas foram as ações, no entanto houve um plus. O mês de agosto, na capital amazonense, ganhou o rosa como cor oficial na divulgação do Quebrando o Silêncio porque, além da violência doméstica comentada anualmente, a luta contra o câncer de mama foi alvo das manifestações.

Durante todo o mês, escolas da rede pública receberam visitas de voluntários adventistas que realizaram palestras educativas. Um grande Consultório de Família aconteceu também, com a presença da apresentadora da TV Novo Tempo, Darleide Alves, onde assuntos referentes ao projeto ganharam ainda mais força. A jornalista mediou os diálogos entre profissionais de saúde e jurídicos, que deram peso ao evento alertando e orientando os ouvintes. O valor dos ingressos foram repassados à Liga Amazonense Contra o Câncer (LACC) e outras instituições semelhantes na cidade. Já a caminhada rosa realizada no dia 24 atraiu mais de três mil pessoas.

Alunos de uma universidade particular se aliaram ao projeto e instituições como o Hospital Adventista de Manaus e Hospital do Câncer também deram apoio. O HAM ofereceu senhas para consultas com mastologista – especialidade médica que se dedica ao estudo das glândulas mamárias, prevenindo e diagnosticando as doenças da mama. Havendo algum caso de suspeita ou comprovação de tumor, a paciente será encaminhada ao Hospital do Câncer para dar continuidade no tratamento.

Sabendo que esse é um projeto que não funciona apenas em agosto, uma grande corrida já está marcada para o mês de outubro, a fim de lembrar que tanto as vítimas de violência doméstica quanto as que sofreram algum trauma virtual devem denunciar o agressor. Da mesma forma as vítimas das agressões que o câncer provoca precisam buscar tratamento o mais rápido possível.

O Ministério da Mulher teve apoio político através da Secretária de Governo, Rebecca Garcia, e do Deputado Estadual, Davi Almeida. Ambos estiveram presentes no dia 24. O MM também foi representado na Câmara de Vereadores, em uma Audiência Pública ministrada pelo Vereador Professor Samuel, da Comissão dos Direitos Humanos, que teve como discussão a Violência Doméstica e suas Consequências Sociais. “O objetivo desta audiência é levar o debate a público, procurar diretrizes para combater o aumento alarmante da violação dos direitos das mulheres, crianças e idosos de nosso Município”, afirmou o Vereador Samuel.

No noroeste do país o projeto “Quebrando o Silêncio” foi destaque nas principais mídias locais, as quais realizaram reportagens massificando ainda mais o alerta realizado pelo projeto. Alguns destaques podem ser conferidos aqui e também aqui.

Jeane Barboza e Leonardo Leite
Colaboração: Neila Rabelo

CURTA A NOSSA FAN-PAGE
Conheça e "Curta" a página do Portal UNIVERSO DESBRAVADOR no Facebook e fique por dentro de tudo. https://www.facebook.com/universo.desb

CONHEÇA E ACOMPANHE O PORTAL UNIVERSO DESBRAVADOR


Nenhum comentário:

Postar um comentário