terça-feira, 7 de agosto de 2012

ASuR: 28 KM DE SUPERAÇÃO NO ENDURO DE DESBRAVADORES DE PRESIDENTE MÉDICI/RO


Mais de 300 pessoas movimentaram o ultimo Enduro de Desbravadores, que aconteceu nos dia 07 a 10 de Junho de 2012. O evento foi organizado por Líderes de Desbravadores da cidade de Presidente Médici/RO, sob a coordenação de Edson Dávila, Coordenador Geral de Desbravadores da Associação Sul de Rondônia (ASuR).

O Enduro é uma caminhada na qual as unidades de Desbravadores cumprem provas no decorrer de um percurso pré-definido por seus organizadores. Cada unidade é composta de 08 a 12 Desbravadores, sendo liderados por um conselheiro. Os Desbravadores só ficam sabendo do percurso após receberem um mapa pouco antes da largada.

Coragem, aventura, desafio e superação fizeram parte da vida desses Desbravadores, pois no decorrer de todo o percurso, os mesmos se mostraram firmes, confiantes e animados. Os Desbravadores caminharam por estradas, pastos, trilhas, lagos, subidas e descidas, realizando provas, enfrentando o frio e preparando seu próprio alimento todos os dias, numa caminhada de 28 Km percorridos em quatro dias.

Um destaque especial vai para a senhora Rute Selmer Fiuza, de 63 anos, pois a mesma alem de ajudar no apoio e nas necessidades dos Desbravadores, ainda quebrou o grande desafio de caminhar junto com eles, dando-lhes força, animo e bastante determinação. Ela mostrou que limites foram feitos para serem superados.

Tiro ao alvo, rosa dos ventos, civismo, primeiros socorros, paredão, trilha, orientação, foram algumas das provas e atividades que os Desbravadores tiveram que cumprir no decorrer do percurso realizado de Estrela de Rondônia a Presidente Médici/RO. Algumas provas aconteciam no decorrer da caminhada, enquanto outras eram cumpridas na própria área de acampamento.

Ainda na noite de quarta-feira, dia 06, os Clubes de Desbravadores chegaram e se reuniram na Escola Estadual Emburana, em Estrela de Rondônia, Distrito da cidade de Presidente Médici/RO, onde ali se confraternizaram e se acomodaram para o inicio oficial do evento na madrugada do dia seguinte.

Às 5:00 horas da madrugada do dia 07, todos os Desbravadores inscritos para o evento já se apresentaram em formação em suas respectivas unidades no ginásio de esportes da escola. Ali foi realizada as apresentações, a meditação matinal e em seguida foram feitas as orientações gerais sobre o Enduro.

Por volta das 6:30 horas da manhã, logo depois das orientações gerais, foi liberada a largada das unidades de Desbravadores para o inicio da grande caminhada de 28 Km que iriam enfrentar pela frente. No primeiro dia os Desbravadores caminharam 12 Km até pararem para montar suas barracas e pernoitar, em um local já pré-determinado. No amanhecer do dia 08, os Desbravadores levantaram acampamento e colocaram o pé na estrada, cumprindo mais provas pelo caminho até montarem acampamento novamente em um outro local pré-definido, onde passariam todo o Sábado.

No Sábado, dia 09, logo pela manhã, os Desbravadores devidamente uniformizados, foram deslocados de sua área de acampamento em oito ônibus para o município de Presidente Médici/RO, onde ali os mesmos se apresentaram em uma grande passeata, encabeçados pela Fanfarra de Desbravadores, percorrendo várias ruas da cidade. A passeata teve o objetivo de chamar a atenção da população e apresentar os projetos “Quebrando o Silêncio” e “Vida por Vidas”, que respectivamente enfatizam sobre a violência familiar e a importância de ser um doador de sangue para salvar vidas. Líderes e Desbravadores entregavam panfletos à população local, que assistia a passeata com bastante receptividade.

No domingo, dia 10, os Desbravadores cumpriram mais algumas provas ainda na área de acampamento, e logo de tardinha, depois de terem preparado seu próprio alimento e suprido suas necessidades, os Desbravadores caminharam os últimos nove quilômetros, cumprindo mais provas pelo caminho até chegarem ao município de Presidente Médici/RO.

A Cerimônia de Encerramento do Enduro aconteceu no Ginásio de Esportes de Presidente Médici/RO, com a entrega das cestas básicas arrecadadas pelos Desbravadores, às famílias carentes já pré-cadastradas e a entrega dos troféus às unidades participantes, bem como todos os agradecimentos aos Desbravadores, equipe de apoio, Pastores, Coordenadores e organizadores deste evento.


Texto: Raphael A. R. Gusmão

VEJA TAMBÉM:

CONHEÇA E ACOMPANHE O SITE DO ENDURO DE PRESIDENTE MÉDICI – RO

CONHEÇA E ACOMPANHE O PORTAL UNIVERSO DESBRAVADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário