sexta-feira, 24 de maio de 2013

CAMPANHA QUEBRANDO O SILÊNCIO GERA BONS RESULTADOS EM GUARANIAÇU/PR

ESTA É A SEGUNDA EDIÇÃO DA CAMPANHA PROMOVIDA PELOS DESBRAVADORES DO MUNICÍPIO, LOCALIZADO NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ

Sábado (18) foi realizado na cidade de Guaraniaçu, PR, a mobilização da campanha Quebrando o Silêncio. O clube dos Desbravadores Desmond Doss em parceria com a secretaria de saúde do município realizaram uma passeata da avenida Abilon de Souza Naves até a prefeitura de Guaraniaçu. O grupo despertou a atenção da comunidade quanto às más consequências do silêncio em casos de violência. Colaboradores da secretaria da saúde e voluntários da campanha participaram da caminhada segurando faixas do Quebrando o Silêncio e distribuindo revistas e panfletos. Foram distribuídos 500 exemplares da revista Quebrando o Silêncio.

Em parceria com os Desbravadores, os colaboradores e crianças do Espaço Legal, projeto municipal que atende crianças e adolescentes com oficinas socioeducativas, participaram da fanfarra que acompanhou a passeata.

Para Juanita monteiro, coordenadora do Espaço Legal, a ação tem sido muito válida para a comunidade. "Esta não é a primeira vez que o clube dos Desbravadores promovem o Quebrando o Silêncio, um projeto tão importante para a nossa sociedade. As crianças do Espaço Legal receberam orientações sobre tema logo no início da semana. por acaso já iniciamos a investigação de quatro possíveis casos. Acredito que ao receberem a informação sobre as características do abuso e de que podem pedir ajuda para outras pessoas, os pequenos começam a falar", relata a coordenadora.

Roseli Rábel Padilha, secretária de saúde do município, conta que no ano de 2012, na semana seguinte a ação do Quebrando o Silêncio, coincidentemente houveram denuncias que resultaram na punição de abusadores." Tivemos 9 denuncias feitas por crianças, e um caso de detenção após a confirmação do abuso. Quando a criança percebe que tem apoio da igreja, da saúde e da educação, sente-se segura para falar", explica.

Ao assistir a mobilização , o comerciante Altemir Funei Junior declarou que acredita na parceria de entidades que auxiliem a comunidade. "Esta é uma iniciativa muito válida e necessária. Como pai, vejo o abuso sexual como um flagelo da sociedade, algo a ser combatido. Com certeza as entidades devem se unir em prol das nossas crianças. Os desbravadores estão fazendo um ótimo trabalho neste sentido", avalia.

Desenvolvido pela Igreja Adventista do Sétimo Dia há mais de seis anos, o projeto Quebrando o Silêncio tem o objetivo de auxiliar na superação dos traumas da violência para que mulheres, adolescentes, crianças e idosos, que são os mais atingidos por esse mal, consigam viver bem com familiares e amigos. Desta forma, equipes são formadas por voluntários que promovem ações contra a violência na família, escola e comunidade em oito países da América do Sul.

A pequena Larisa Yara Rodrigues Freires, de 10 anos, participou da caminhada contra o abuso sexual da criança e do adolescente em Guaraniaçu. Ao ser questionada quanto a importância da campanha, a resposta estava na ponta da língua. "Isto é muito legal. É bom poque tem muitas crianças que são abusadas sexualmente, por isso, agente precisa falar para as pessoas ficarem alertas", responde com segurança. Mais informações: www.quebrandoosilencio.org



Nenhum comentário:

Postar um comentário