quinta-feira, 26 de abril de 2012

SERMÃO PARA O DIA DO AVENTUREIRO 2012 – CONSTRUTORES DA ESPERANÇA



Dia do Aventureiro
26/05/2012

CONSTRUTORES DE ESPERANÇA
SERMÃO: Pr. Alfredo Santa Cruz - Departamental MJ MOB – União Boliviana

TEXTO BÍBLICO

Então, disse Deus a Noé: Resolvi dar cabo de toda carne, porque a terra está cheia da violência dos homens; eis que os farei perecer juntamente com a terra. Faze uma arca de tábuas de cipreste; nela farás compartimentos e a calafetarás com betume por dentro e por fora. Deste modo a farás: de trezentos côvados será o comprimento; de cinquenta, a largura; e a altura, de trinta.”… “Disse o SENHOR a Noé: Entra na arca, tu e toda a tua casa, porque reconheço que tens sido justo diante de mim no meio desta geração.” (Gênesis 6:13-15; 7:1).

INTRODUÇÃO

Você consegue imaginar construir algo sem ter qualquer experiência? Consegue montar uma bicicleta, um carro, casa, avião, uma nave espacial sem ter aprendido como?
Você acredita que pode construir algumas dessas coisas com a idade de seu avô? A Bíblia nos ensina que, com a ajuda de Deus, isso pode ser realidade.
Todos conhecemos a história de Noé e da arca. É uma história sensacional a respeito de como Deus deu a um homem a esperança da vida ao construir uma arca que jamais vira antes.
Era totalmente estranho construir uma arca nos dias de Noé, pois estavam distantes do mar ou de um rio para que pudesse flutuar. Ainda, como nunca havia chovido, ninguém conseguia imaginar o que fosse a chuva e um dilúvio. Não obstante, Noé estava mais preocupado em obedecer a Deus do que ser considerado louco.
Hoje, veremos que com a ajuda de Deus podemos ser construtores de esperança.

DEUS, CONSTRUTOR DE ESPERANÇA

Foi Deus que chamou Noé e lhe disse exatamente como deveria fazer a arca e não lhe permitiu palpites e sugestões. O desenho de Deus era exato e tudo funcionou perfeitamente.
O que teria acontecido se Noé tivesse construído a arca de forma diferente da especificada por Deus? Ela teria sido destruída com todo o demais no mundo.
Assim como Deus projetou a arca, Ele também projetou o plano da salvação.
Deus traçou um plano para que cada um de nós pudesse ser restaurado de uma vida de pecado para a vida eterna. Creio que o segredo é fazer exatamente a vontade de nosso Deus, pois a história da Arca de Noé nos mostra que, por fim, tudo ocorreu como Deus dissera.
Por muitos anos, Deus foi paciente com as pessoas que viviam nos dias de Noé, dando-lhes tempo mais que suficiente para que se arrependessem de sua maldade e fizessem a Sua vontade. Não haveria uma segunda arca com a qual pudessem ser salvos. Não importava se as pessoas criam que Noé estivesse louvo ao acreditar que apenas a arca na qual ele estava seria salva. O fato é que Deus apenas autorizou uma arca para que Seu plano de salvar Noé e sua família funcionasse. De igual modo, se houvessem outras embarcações nos dias de Noé, todas as que não tivessem recebido a autorização, que não tivessem sido projetadas e construídas pela pessoa escolhida por Deus, teriam afundado.
Para poder entrar na arca era necessário cruzar sua única porta. Ninguém podia dizer: “Estou dentro da arca”, salvo se tivesse passado pela porta. Podemos ver que se alguém assegurasse estar dentro da arca sem ter passado pela porta, tal pessoa seria insana.
A arca foi totalmente fechada e a única fonte de luz provinha da única janela que Deus autorizou fosse feita.
Assim sendo, temos bem claro que Deus é a nossa única esperança; é Ele que constrói em nós, a cada dia, a nossa salvação.


NOÉ, CONSTRUTOR DE ESPERANÇA

Noé tinha 500 anos quando começou a ter filhos. Seus três filhos mencionados na Bíblia são: Sem, Cam e Jafé. Ele morreu aos 950 anos. Noé, no hebraico significa “Repouso”.
Notem a descrição dada a respeito de Noé: varão justo, perfeito (irrepreensível) em suas gerações, Noé caminhava com Deus.
Mas isso não implicou nas habilidades para ser o construtor da arca.
A construção da arca não era trabalho para qualquer pessoa porque a arca salvaria os fiéis a Deus.
Noé tinha 600 anos quando Deus lhe pediu para construir a arca. Ninguém se deve sentir velho, ainda que alguém diga que seu tempo já passou e que na sua idade já não pode fazer algo que valha a pena.
O tamanho aproximado da arca era de 150 m de comprimento, 25 m de largura e 15 m de altura. Ela era muito grande e chamativa para seu tempo e as pessoas riam disso.
Não nos devemos esquecer que a arca é o meio pelo qual as pessoas poderiam encontrar a solução para escapar da destruição que sobreviria a este mundo devido ao pecado.
Lembremos que a arca foi construída por um novato, inexperiente e que resistiu por 40 dias e 40 noites seguindo firme até o fim em comparação com o Titanic, que foi construído por profissionais, mas afundou em sua primeira viagem.
Noé foi salvo por sua grande fé em Deus.
Cada um de nós pode se tornar construtor de esperança; ouvindo o Senhor e construindo o que Ele nos disser para fazermos. Hoje, isso equivale à pregação de Sua Palavra. Devemos construir meios, situações, oportunidades para que outras pessoas aceitem a Jesus.
Então podemos dizer que Deus nos pode usar, mesmo que já sejamos velhos, inexperientes, transformando-nos para sermos construtores de esperança.

JESUS, CONSTRUTOR DE ESPERANÇA

De igual forma, hoje também temos um construtor e, neste caso, Jesus Cristo (Mateus 16:13-18).
Deus, ao estabelecer o plano da salvação mediante a entrega de Seu Filho Amado, Jesus Cristo, construiu a oportunidade de que nos tornemos parte desse plano de resgate. Assim como Noé construiu uma arca, Jesus é a arca da salvação para nós hoje.
Há apenas uma forma de construção: Jesus.
Apenas uma porta de entrada: Jesus.
Apenas uma janela para entrada da luz: Jesus.
Apenas um porto de desembarque: Jesus.

CONCLUSÃO

A arca construída em terra firme, quando ainda não havia chuvas, acabou navegando no mar.
Ninguém pode negar que foi Deus quem projetou a arca e que somente foi construída uma e que apenas havia uma forma de entrar. Ainda, apenas os que entraram nela foram salvos do dilúvio.
De igual forma, você não pode negar que as Escrituras ensinam claramente que Deus entregou apenas um Filho, e que a única forma de salvação é entrando por Ele; que apenas serão salvos os que se encontrarem nEle.
Jesus é o meu construtor de Esperança!

DOWNLOAD:

Publicado em:

ACOMPANHE O PORTAL UNIVERSO DESBRAVADOR

VEJA TAMBEM:

Nenhum comentário:

Postar um comentário