quinta-feira, 15 de março de 2012

MUSEU ADVENTISTA DE ARQUEOLOGIA GANHA NOVOS ARTEFATOS HISTÓRICOS

O maior museu de arqueologia bíblica da América do Sul, localizado no Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp), campus Engenheiro Coelho, recebeu novos artefatos históricos. O material, doado pelo empresário Milton Afonso, será mostrado em exposição com lançamento no sábado, 17, às 16h30, na igreja do Unasp.

A arqueologia tem diversas ramificações. Existe a arqueologia histórica, sociológica, bíblica, entre outras. O professor de arqueologia bíblica Rodrigo Silva salienta que nessa nova doação, artefatos de suma importância foram agregados ao museu. “Temos nessa nova doação mais de 1,6 mil moedas antigas, entre elas, brasileiras, do oriente médio, romanas e moedas gregas. Nós temos praticamente todas as moedas mencionadas ou relacionadas à história da bíblia. Temos moedas de todos os imperadores”, destaca Silva.

Com as doações, o museu tem as primeiras moedas evidenciadas no mundo, que foram cunhadas na Lídia, por volta do século 7 a.C.  Entre os acervos, encontram-se braceletes de bronze que eram feitos por europeus e utilizados para troca de escravos africanos na época da escravatura. Moedas exóticas, pedra de funda (usadas por romanos em guerras), manuscritos bíblicos medievais do século 12, uma bíblia de 1618 com assinatura da família Panfili, durante o papado de Inocêncio 10, entre outros materiais históricos.

Rodrigo Silva convida a comunidade para participar do evento.  “Teremos muita coisa interessante nessa exposição”, conclui Silva. O Museu de Arqueologia Bíblica Paulo Bork está localizado no prédio do Centro de Comunicação do Unasp, em Engenheiro Coelho (SP). Bork, que deu nome ao museu, é um arqueólogo brasileiro que hoje vive nos Estados Unidos.

Texto: Rafael Brondani


Um comentário:

  1. Prezados boa tarde!

    Blog interessante o de vocês.

    Acesse o nosso?

    http://dinolitebrasil.blogspot.com.br/2012/03/escavacoes-no-passado-para-entender-o.html

    Obrigada, abraço!

    ResponderExcluir