domingo, 11 de março de 2012

EM CIMA DO MURO NÃO É O MELHOR LUGAR

Já ouviu falar de Gemarias? Pois Gemarias também está na Bíblia. Um ilustre desconhecido para muitos. Porém um homem corajoso e fiel que viveu numa época de apostasia e crise espiritual em Judá.

O nome Gemarias significa “o Senhor tem cumprido”. O pai, chamado Safã, era secretário do rei. Lá nos tempos do profeta Jeremias. Gemarias era um dos príncipes, homem de prestígio e influência. Tinha um filho chamado Micaías.
Juntamente com os demais príncipes, Gemarias ouviu a leitura de uma impressionante profecia feita por Jeremias. O assunto era grave. Jeremias trinta e seis, versículo dezesseis, conta que “tendo eles ouvido todas aquelas palavras, entreolharam-se atemorizados” e disseram: “sem dúvida, anunciaremos ao rei todas essas palavras”.
Lá foram Gemarias e os demais príncipes contar a novidade ao rei. O rei quis, então, ouvir o texto escrito pelo profeta Jeremias. Jeudi, o encarregado da leitura, começou a ler. E foi lendo. Depois de umas três ou quatro páginas do livro o rei pegou um canivete, picotou as folhas e foi jogando tudo no fogo. Até queimar o livro inteiro.
O verso vinte e quatro conta que “não se atemorizaram, não rasgaram as vestes, nem o rei nem nenhum de seus servos que ouviram todas aquelas palavras”. Ou seja, ninguém se arrependeu, ninguém ficou preocupado. Ninguém deu atenção à palavra profética de Jeremias.
O que me chama a atenção nesse relato é o verso vinte e cinco. Três dos príncipes, entre eles, Gemarias, insistiram com o rei para que ele não queimasse o rolo (o livro da profecia). Porém, ele não lhes deu ouvidos.
Apesar do desrespeito do rei com as coisas sagradas e com a mensagem do céu, destaca-se a coragem de Gemarias. Não ficou impotente diante da situação. Não ficou em cima do muro. Tomou uma atitude. Demonstrou de que lado estava.
Gemarias respeitava e zelava pelo sagrado. E você? Qual é sua atitude com as coisas sagradas, com a mensagem da palavra de Deus? Pense nisso no dia de hoje




Nenhum comentário:

Postar um comentário