domingo, 26 de fevereiro de 2012

HORÁRIO BRASILEIRO DE VERÃO TERMINA NESTE DOMINGO

O término do atual horário de verão está chegando, o momento dos brasileiros atrasarem os relógios em uma hora se aproxima. A alteração iniciada no dia 16 de outubro de 2011 chega ao fim à zero hora deste domingo, dia 26 de fevereiro. Ao contrário do que acontece normalmente, o ajuste não foi desfeito no terceiro domingo de fevereiro por este ter caído no período do Carnaval.

A norma possui o objetivo de conscientizar a população em relação ao aproveitamento da luz natural, além de estimular o uso, de forma racional, de energia elétrica. Na prática, o adiantamento do horário em uma hora diminui o carregamento nas linhas de transmissão, nas subestações e nos sistemas de distribuição, de forma que o atendimento no período de maior consumo - entre 18h e 21h - ocorra com maior eficiência.

O Decreto nº 6.558 de 2008 é quem orienta o funcionamento do ajuste. Ele determina que a alteração nos ponteiros dos relógios deve ser feita a partir da zero hora do terceiro domingo do mês de outubro, prolongando-se até à zero hora do terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. A medida também estabelece que, quando a data de término coincidir com o domingo de Carnaval, o encerramento do período se estende ao fim de semana seguinte.

Estados participantes
Ainda de acordo com o Decreto nº 6.558, o horário de verão é válido para todos os Estados das regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste do País e para o Distrito Federal. No dia 13 de outubro de 2011, foi publicado no Diário Oficial da União (D.O.U) o Decreto n° 7.584, que incluiu a Bahia na medida.

Economia de energia
Nos últimos dez anos, a medida possibilitou uma redução média de cerca de 5% ao ano na demanda por energia no horário de maior consumo - entre 18h e 21h, tecnicamente conhecido como horário de ponta. Isto significa que as usinas deixaram de gerar, no horário de maior carga, cerca de dois mil megawatts a cada ano; ou duas vezes a carga no horário de ponta da cidade de Belo Horizonte, no caso do Sistema Sudeste/Centro-Oeste; ou ainda 75% da demanda da cidade de Curitiba, no caso do Sistema Sul.

Assessoria de Comunicação Social
Ministério de Minas e Energia
(61) 2032-5620/5588
twitter: @Minas_Energia

INFORMAÇÃO/CURIOSIDADE:
O horário brasileiro de verão, que teve sua maior temporada desde o ano de 1985. Os relógios devem ser atrasados em 1 hora em 11 Estados (São Paulo, Rio, Minas, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Bahia), além do Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário