segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

TEMPESTADE ASSOLA AS FILIPINAS E ADRA DISTRIBUI AJUDA DE EMERGÊNCIA

Silver Spring, EUA...[ANN] A Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) se encontra no terreno na parte Leste de Mindanao, Filipinas, distribuindo ajuda de emergência para algumas das famílias mais afetadas, em resposta as inundações causadas pela recente tempestade Washi (localmente chamada de Sendong).

Relatórios oficiais do Conselho Regional para a Gestão e Redução de Riscos de Desastres (da sigla em Inglês RDRRMC) contabiliza cerca de 807 mortos nas cidades de Cagayan de Oro e Iligan até agora.

Um número estimado de 1.440 famílias nas áreas mais afetadas estão recebendo uma cesta de alimentos com arroz, macarrão instantâneo, peixe enlatado, frutas secas, feijão, pasta de amendoim, leite, óleo, sal e açúcar. A distribuição que vai durar quatro dias está sendo feita pela ADRA Filipinas em coordenação com o Departamento de Assistência Social da cidade e com os voluntários da Ação Solidária Adventista (ASA).

Conforme relatórios da agência, muitos moradores das áreas afetadas estão presos nos tetos das casas depois de terem fugido para os lugares mais altos a medida que as águas começaram a subir perigosamente. Móveis e eletrodomésticos foram varridos pelas águas, deixando famílias destituídas de seus pertences. O comércio fechou as portas ao terem suas lojas inundadas, o que causou corte de energia elétrica  e falta de água.

De acordo com o Conselho Regional para a Gestão e Redução de Riscos de Desastres (da sigla em Inglês RDRRMC), o transbordamento dos rios Mandulog e Agus foi a causa maior das inundações em Lanao Del Norte, a província que fica na região Norte de Mindanao. Cerca de 72 mil pessoas foram afetadas pelas inundações somente nesta província, e um número estimado de mais de  71 mil afetados em outras 12 províncias por toda a região de Mindanao.

A tempestade tropical Washi começou no dia 16 de dezembro com chuvas fortes até as primeiras horas da manhã do dia 17 de dezembro. Com ventos de até 80 km por hora e chuva forte a tempestade Washi causou danos significativos para casas, edifícios e estradas.

A ADRA está trabalhando para aumentar sua capacidade de resposta, e tem planos de prover serviços básicos de saúde e aumentar o acesso a água potável.

Informações adicionais serão dadas a medida que a ADRA expande sua resposta.

A ADRA é uma organização não governamental global que provê desenvolvimento comunitário sustentável e assistência durante desastres, sem qualquer discriminação quanto à associação política ou religiosa, idade, gênero, raça ou etnia.

Para mais informações sobre a ADRA Brasil, visite www.adra.org.br

Texto: Equipe ANN, Christina Zaiback com tradução de Paulo Lopes


Nenhum comentário:

Postar um comentário