quinta-feira, 17 de novembro de 2011

2º ENCONTRO REÚNE LÍDERES DO MINISTÉRIO ADVENTISTA DOS SURDOS DA AMÉRICA DO SUL

Santa Isabel, SP ... [ASN] Com o objetivo de unificar e padronizar o Ministério Adventista dos Surdos aconteceu o 2º Encontro para todos os líderes do Brasil neste último final de semana, de 11 a 13 de novembro, em Santa Isabel, interior Paulista.

É difícil dizer há quanto tempo existe este ministério, afinal muitas igrejas começaram e pararam, outras não registraram o início do trabalho. Porém, atualmente são mais de 80 ministérios espalhados pelo Brasil, com mais de 500 surdos e cerca de 600 intérpretes.

Para o pastor Edison Choque, líder da Missão Global para a América do Sul, disse: “Estou entrando mais ainda neste universo que é lindo e maravilhoso. Neste encontro iremos definir logo, nome e produzir materiais para este seguimento.”

Segundo Jackeline Mennon, líder do Ministério Adventista dos Surdos, “o surdo não tem a mesma lógica que nós, não entende certas frases ou palavras, pois o sentido para ele tem que ser literal e não poético. Precisamos entende que a Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS - é uma língua.”

O pastor Laércio Mazaro, líder da Missão Global para o Estado de São Paulo, ressalta que “neste encontro tive a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre este ministério e ver a importância dele na Igreja. Na pregação do evangelho temos que dar atenção a todas as pessoas. E preparar materiais específicos.”

Douglas Silva é o primeiro jovem surdo a fazer teologia adventista e está na FAAMA, Faculdade Adventista do Amazônia e atualmente. Aos cinco anos de idade, levou uma pancada na cabeça e perdeu a audição, porém não conhecia a língua de sinais e não tinha ideia de que poderia fazer mais do que só ver a vida passando. Aos 15 anos, conheceu um amigo que o levou para a Igreja Adventista, lá teve a oportunidade de conhecer várias pessoas com o mesmo problema, porém que viviam de maneira diferente e tinham alegria no olhar. Ao se batizar, começou, pela primeira vez a traçar planos grandiosos para o futuro. Hoje, casado, fala “Eu estou fazendo teologia, pois sinto que posso fazer mais do que ficar na igreja louvando e esperando que Jesus retorne. Tenho algumas dificuldades, porém vejo que todos nós enfrentamos problemas, cada um na sua esfera. Quero me formar, e cuidar deste grupo de surdos, pregar pelo Brasil e para o mundo todo sobre este Jesus que transforma vidas.”

Hoje este ministério que cresce e chama atenção, ainda enfrenta alguns desafios. “A liderança da igreja local precisa entender que o interprete tem que ficar no púlpito para fazer a tradução e precisamos formalizar o curso de libras em nossas universidades adventistas, pois temos que formar mais interprete”, afirma Jackeline.

A duração do curso da Língua Brasileira de Sinais é de um ano e meio e se você se interessou em se tornar um interprete pode entrar em contato com Jackeline, através do e-mail msunaps@gmail.com .

No encontro houve alguns destaques como uma Santa Ceia e houve o batismo do Vanildo Rodrigues, de Macapá, que estudou a Bíblia com a intérprete Marilene Santos e terminou de maneira abençoada com muitos projetos e planos para o futuro bem próximo deste ministério. “Por isso, já temos materiais como: lição da Escola Sabatina, o livro A Grande Esperança, o Estudo Bíblico Paz Real para facilitar a pregação do evangelho a este grupo de pessoas”, finaliza o pastor Mazaro.

Texto: Gislaine Westphal

Nenhum comentário:

Postar um comentário