sábado, 29 de outubro de 2011

GILMAR ZAHN: PLANTANDO O DESENVOLVIMENTO

[Manaus, AM] O ano de 2011 tem sido um período de grandes acontecimentos na União Noroeste Brasileira, UNoB. Entre os eventos previstos e ocorridos durante esse ano destaca-se o movimentado programa de Plantio de Igrejas onde, associado ao projeto Calebe, propõe a inclusão de novas igrejas em áreas onde a presença adventista tem potencial para se estabelecer.

O Presidente da UNoB, pastor Gilmar Zahn, em entrevista ao departamento de Comunicação da mesma Instituição concedeu maiores informações sobre o desenvolvimento da Igreja Adventista na região noroeste do país.

COMUNICAÇÃO UNoB: Em algumas palavras faça um resumo das atividades da UNoB no ano de 2011 com relação ao Plantio de Igrejas e o aspecto de avanço dos trabalhos.

GILMAR ZAHN: Dentre os vários projetos e eventos realizados ao longo do ano no território da UNoB está o movimento de plantio de novas igrejas associado ao projeto Calebe. O que antes era desafio alcançar todos os municípios dos quatro Estados com a presença da Igreja Adventista, agora não é mais, pois a igreja que faltava para o último município a ser alcançado foi inaugurada em 18 de setembro 2011 em Primavera de Rondônia. Nosso desafio não para por aqui. Continuamos sonhando com 151 novas igrejas construídas até dezembro de 2011. Esta meta foi inspirada no aniversario de 151 anos do nome "Adventistas do Sétimo Dia". Queremos entregar 151 novos templos no ano em que a igreja completa 151 anos do nome "Adventistas do Sétimo Dia." Todos os terrenos já foram comprados e a maior parte das igrejas já foram construídas e equipadas com antenas parabólicas para captar o sinal da Novo Tempo.

COMUNICAÇÃO UNoB: O senhor poderia falar um pouco das frentes ou ações que foram usadas até agora como meio de alavancar o crescimento?

GILMAR ZAHN: A igreja tem avançado com êxito ao longo de seus sete últimos anos, primeiro com o tema "Sete Pilares" e depois "Colunas de Esperança". São programas com propostas similares, que contribuíram com a igreja produzindo bons resultados ao longo dos últimos anos e neles estão contempladas todas as frentes missionarias e tem por base o movimento de Pequenos Grupos.

COMUNICAÇÃO UNoB: Vocês tiveram recentemente um encontro pra trabalhar o programa para 2012, denominado Concílio de Administradores e Departamentais, seria possível um vislumbre do que vai acontecer no próximo ano?

GILMAR ZAHN: Pesquisas mostram que um programa por mais vital que seja tem validade, e com o tempo precisa mudar. Partindo deste principio, a liderança da igreja na UNoB reunida no mês de agosto, definiu que para os próximo anos a igreja terá um novo programa missionário com ênfase na família e foco na missão. O novo programa será: "Restaurando o Altar" cuja proposta é restaurar o altar no Lar, na Igreja e na Comunidade. O novo projeto concorda com o fato de que existe algo a restaurar nestas três modalidades do ciclo social humano. A liderança reunida concordou em envidar todos os esforços possíveis a fim de envolver cada família da igreja no programa missionário de Pequenos Grupos que são a base do altar e tem como objetivo a salvação, começando pelas famílias da igreja. Porém até o final de 2011 continuaremos trabalhando com o tema "Colunas de Esperança".

COMUNICAÇÃO UNoB: Como a igreja vai saber desse programa e qual a sistemática que vai ser adotada como União e Campo local para que a igreja esteja informada?

GILMAR ZAHN: Além de nosso site, será editada a segunda revista "Amazônia de Esperança" com uma matéria especial informando os passos do novo programa. Teremos também nosso IDe  (Integração e Destaque) do inicio do ano, onde teremos informações detalhadas acerca do projeto.

COMUNICAÇÃO UNoB: Como líder qual sua principal preocupação com a igreja na região noroeste onde temos mais de 120 mil membros? Quais os grandes desafios?

GILMAR ZAHN: Nosso principal objetivo é chegar o mais perto possível das comunidades e dos membros que vivem nas regiões mais distantes considerando que somos a União com maior extensão territorial em nossa Divisão. Abrigamos 25,4% do território Brasileiro em nossa geografia. E pretendemos chegar mais perto de nossos irmãos plantando mais igrejas e abrindo novos distritos pastorais. Isso envolve aplicar o método de Cristo, que é o discipulado, e o conselho de E. G. White que incentiva o perfil de uma liderança capacitadora onde o Pastor é um treinador capaz de levar as ovelhas a produzir lã e gerar outras ovelhas.

COMUNICAÇÃO UNoB: O senhor poderia deixar uma mensagem e falar claramente sobre a quantidade de 2010 e 2011 para conhecimento da igreja. E falar também em linhas gerais sobre o plano de distribuição dos mesmos?

GILMAR ZAHN: As últimas notícias que nos chegam dos diversos lugares ao redor do Globo mostram claramente o sinal evidente da breve volta de Jesus. Precisamos fazer coisas extraordinárias para apressar este extraordinário e glorioso evento. Além dos movimentos regulares da igreja, temos algumas ações que visam acelerar o movimento com a distribuição de livros missionários e passamos de 750 mil livros distribuídos em 2011 para 1.550.000 livros a serem distribuídos em 2012 e 2013. Nossa estratégia de distribuição consiste num mapeamento minucioso que contemple bairros, vilas, e valados cuidando para que chegue um livro em cada casa, e não fique uma casa se quer sem a mensagem de Esperança. Para isso acontecer é preciso que cada Associação consiga lograr êxito no envolvimento das igrejas com suas respectivas famílias na implementação desta ação.

Queremos entregar 151 novos templos no ano em que a igreja completa 151 anos do nome "Adventistas do Sétimo Dia." Todos os terrenos já foram comprados e a maior parte das igrejas já foram construídas e
equipadas com antenas parabólicas para captar o sinal da Novo Tempo”. Gilmar Zahn - Pastor Gilmar Zahn, presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia na região noroeste do Brasil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário