sábado, 3 de setembro de 2011

DR. MILTON AFONSO E ESPOSA MARCAM PRESENÇA NO LANÇAMENTO DA PEDRA FUNDAMENTAL DA IGREJA DA FAAMA


[Benevides, PA] O Pará vai receber a segunda edificação projetada por Oscar Niemeyer, ícone mundial da arquitetura moderna. Desta vez, ao invés de um monumento retratando um marco histórico do Estado, como no caso do Memorial à Cabanagem, Niemeyer concentrou a criatividade na elaboração de um projeto para a construção de um templo da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Segundo a diretoria da igreja, o início da construção deve ficar para 2012, já que ainda estão sendo realizados alguns estudos de solo, levantamentos cartográficos e outros detalhes iniciais.

Na última quarta-feira do mês de agosto, uma comitiva de autoridades religiosas e políticas, acompanharam o Dr. Milton Afonso e Arlete Afonso, até o local onde será construído o templo, no campus da FAAMA.

“Eu sempre tive um sonho de realizar obras assim, Deus tocou em meu coração e decidir realizar este empreendimento no Norte, conversando com o Oscar, ele topou o desafio e agora vamos para a realização deste projeto,” declara Dr. Milton.

O projeto está incluído no livro “As igrejas de Oscar Niemeyer”, recém-lançado pelo arquiteto de 103 anos de idade e ainda na ativa. A obra reúne os projetos que Niemeyer fez de templos religiosos, uma parcela importante de sua vasta obra. Através de imagens e desenhos de 16 catedrais, igrejas e capelas: católicas, ortodoxas, batistas, adventistas e até mesquitas (executadas ou não), o leitor viaja pelo universo curvilíneo do ateu convicto e comunista, que ainda assim se rendeu aos encantos da arquitetura religiosa.

Para o pastor Leonino Barbosa, presidente da União Norte Brasileira, ter uma obra assinada por Oscar Niemeyer significa uma conquista para a população paraense. “Após a conclusão da obra todos terão acesso ao templo, é um ganho para todos, principalmente da comunidade que mora no entorno do local. Eles terão a oportunidade de entrar em contato com a obra do maior arquiteto do país, reconhecido mundialmente”, destacou.

O templo será construído em Paricatuba, no município de Benevides, Região Metropolitana de Belém, no terreno onde está localizada a Faculdade Adventista da Amazônia. Fazem parte do livro de Niemeyer também projetos que serão feitos fora do Brasil, como a mesquita em Argel, capital da Argélia, e a capela em Potsdam, na Alemanha. Ainda na FAAMA, a esposa do Dr. Milton, Sra. Arlete Afonso foi homenageada com uma placa dando o nome da Praça de Esportes da FAAMA.

Texto: Márcio Araújo
Fotos: Iago Alonson



Nenhum comentário:

Postar um comentário