terça-feira, 5 de julho de 2011

LUZEIRO, 80 ANOS FORMANDO UMA AMAZÔNIA DE ESPERANÇA

[Manaus, AM] O ano era 1931, enquanto a América do Norte comemorava sua Independência, em quatro de julho, o casal norte americano Leo e Jessie Halliwell inauguraram, no Brasil, a primeira lancha médico-missionária do Amazonas – a Luzeiro I. Agora, 80 anos depois, a missão que o casal pioneiro deixou como herança, vem sendo trabalhada com a mesma dedicação e novos desafios.

Em comemoração ao aniversário da lancha que levou a mensagem de saúde e esperança da volta de Cristo a inúmeras famílias ribeirinhas do Amazonas, um grande culto foi celebrado no Auditório Canaã, nesse sábado, dois de julho de 2011.

A bem preparada equipe de recepção deu boas-vindas a cerca de seis mil pessoas dos distritos da Associação Central Amazonas, ACeAM. A programação iniciou com um serviço de cânticos composto por vocal e banda que, junto ao grande público, cantou hinos que indicam o sentido de missão e gratidão a que o Projeto Luzeiro se destina.

Com a participação do quarteto Cânticos Vocal, as mensagens cantadas foram apresentadas durante a programação que homenageou todos aqueles que dedicam seus talentos, tempo e vida à missão de servir. Muitas pessoas foram lembradas, testemunhos em vídeo foram mostrados. Aqueles que conviveram com o engenheiro e a enfermeira, Leo e Jessie Halliwell, tanto tempo atrás, deram seus depoimentos. Os enfermeiros voluntários e a ONG ASVAM, Ação Social Voluntária Amazônia, também foram lembradas. Representantes do Hospital Adventista de Manaus, Gideon Basílio (Diretor Administrativo) e Dr. Guilherme Macedo (Diretor Técnico) também estiveram presentes para lembrar que o Hospital surgiu através da Luzeiro.

Os presentes puderam ouvir, também, o missionário Mike Wilson que coleciona experiências de fé e providências divinas. Ele, há 32 anos, pilotou o avião Leo Halliwell e participou de eventos emocionantes da história da igreja. Em uma de suas experiências, Mike conta que levou o avião Leo Halliowell, que pilotava no Brasil, para fazer alguns reparos nos Estados Unidos. Chegando lá os mecânicos não podiam acreditar que aquele avião havia saído de tão distante, já que a bomba de combustível não funcionava. Mike testemunhou a clara presença divina para o avanço da obra médico-missionaria.

Citando ações evangelísticas mais recentes, o Projeto Calebe também mostrou sua força como Pioneiros Modernos. Um grupo de jovens Calebes foi investido e suas atividades mostram que o legado de Leo e Jessie Halliwell se dimensionou. Com o slogan “Suas férias no topo”, eles dedicam o período do descanso escolar ou demais atividades e partem para a missão de evangelizar.

O culto foi ministrado pelo Pr. Luís Gonçalves, que falou de Apocalipse 7:1-7. Na ocasião, um casal que estava afastado da igreja foi batizado. Leonardo e Estela retornaram à família adventista por influência do Projeto Calebe.

A programação dos 80 anos da Luzeiro tornou possível uma reunião grandiosa que, para que os dois distritos pudessem participar, foi dividido por turnos. Pela manhã a participação foi com os membros da ACeAM e convidados especiais e à tarde foi dedicada à AAMAR.

A programação da tarde iniciou às 14h, com hinos e o quarteto Cânticos Vocal. O distrito da AAMAR logo ocupou todos os lugares disponíveis, permanecendo, ainda, em pé algumas pessoas.

Depoimentos em vídeo de enfermeiros voluntários, também daqueles que conheceram Leo e Jessie Halliwell e beneficiados pelo trabalho que a Luzeiro realiza, desde a primeira lancha até hoje, com a Luzeiro XXVI, foram mostrados ao público que deixou o conforto dos lares para participar de um momento tão importante que marca e incentiva o crescimento da Igreja.

O Presidente da AAMAR, Pr. Alijofran Brandão, falou do Projeto Plantando Igrejas, dos desafios e conquistas desse ano. Somente para o mês de julho, quando se comemoram os 80 anos da Lancha Luzeiro, os CALEBES irão auxiliar no plantio de 20 novas igrejas.

Na mensagem vespertina o Pr. Luís Gonçalves tirou a lição com o primeiro trabalho evangelístico que Jesus fez: Evangelismo Pessoal. Ele abordou a história da mulher samaritana, na beira do poço, onde, naquele contato, rendeu um evangelismo sem que ela percebesse. A mensagem foi inspiradora e mais cinco batismos foram realizados na parte da tarde pelo Pr. Luís Gonçalves.

Todo o evento, de comemoração, celebração e adoração, junto com a história do casal missionário, emocionou cada participante. A oração é que esse sentimento de servir permaneça nos corações de todos os adventistas.

Texto: Jeane Barboza



Nenhum comentário:

Postar um comentário