quinta-feira, 7 de abril de 2011

SERMÃO DIA MUNDIAL DO DESBRAVADOR 2011


Dia do Desbravador
30/04/2011

DESBRAVANDO COM ESPERANÇA
Pr. Ericson Danese

Clique na imagem para ver tamanho grande.
Clique aqui para baixar este sermão em PDF.

Texto
“Todos estes morreram na fé, sem ter obtido as promessas, vendo-as porém, de longe, e saudando-as, e confessando que eram estrangeiros e peregrinos sobre a terra. Por que os que falam deste modo manifestam estar procurando uma pátria”
Heb. 11:13-14


Introdução
O texto que lemos refere-se à história de Desbravadores, homens intrépidos que foram desafiados por Deus a aventurar-se em um território novo, marchando sob a esperança de uma nova terra. Nós também somos chamados de Desbravadores, mas você sabe por que nos chamam assim?

No fim dos anos 20 dois líderes adventistas reuniram um grupo de garotos num acampamento chamado Julian (EUA). Estes líderes se chamavam Guy Mann e Lawrence Skiner. Naquela ocasião convidaram um amigo que já tinha experiência com acampamentos para juvenis e atividades ao ar livre, o nome do seu amigo era Arthur Spalding. Naquilo que hoje nós Desbravadores chamamos de ‘fogo do conselho’, o Pr. Spalding pregou para os garotos e para ilustrar sua mensagem contou a história de um pioneiro da história Americana, chamado John Fremont ‘Um Desbravador’.

John Fremont foi chamado assim por ter coragem de ser o pioneiro em terras desconhecidas. Fremont mapeou e explorou as terras do oeste e as terras entre os rios Mississipi e Missouri, chegando a ser considerado ‘pai do rafting e da canoagem’. Os cinco meses de jornada de Fremont, enfrentando rios caudalosos, florestas cheias de ursos e lobos e todo tipo de terrenos foram publicadas pelo Congresso dos EUA como uma série de reportagens especiais.

Ele também percorreu desde o Óregon até a Califórnia e buscou rotas para mar no oeste do continente. Fremont era realmente um Desbravador, ele inspirou outros que foram atrás dele e colonizaram aquela região. A história de Fremont levou àqueles garotos a imagem de um herói que tem coragem de enfrentar todos os desafios, por isso aquele acampamento começou a ser chamado de ‘Acampamento dos Desbravadores’ e anos mais tarde, um clube surgiria com este nome.

A Bíblia conta a história de Desbravadores, ou seja, homens de esperança que tiveram coragem de buscar um novo lar e nesta busca desenvolveram habilidades diversas, companheirismo e muita fé.


I.    Noé, esperança num mundo desolado (Heb. 11:7)

a.    Noé pregou a mensagem dos Desbravadores
Em nosso alvo como Desbravadores, levamos a mensagem da volta de Jesus a todo mundo em nossa geração, assim também fez Noé que a todos pregou. Seu mundo e sua gente foram advertidos, no fim, apenas oito estavam na arca, mas todos ouviram sua advertência.
b.    Noé teve que desenvolver novas habilidades, assim como os Desbravadores
Tal como os Desbravadores de hoje, Noé aprendeu muitas especialidades. Sem dúvida, para Noé especialidades como Liderança, Mestrado em Habilidades Agrícolas, Mestrado em Natureza, Trabalhos em Madeira, Climatologia, Navegação, Nós e Amarras, Pioneirismo, Vida Silvestre, Carpintaria, Marcenaria e Vida Familiar fariam parte de sua extensa faixa de Desbravador caso ele tivesse uma.
Como é curioso que as habilidades que Noé teve que desenvolver para construir a arca lhe devem ter sido muito úteis para sobreviver na terra após o Dilúvio!
Deus sempre nos faz apreender aquilo que vamos usar nos tempos de adversidades. Quantos desbravadores estão descobrindo sua profissão e novas habilidades que prepararão suas mentes para a vida, através do estudo das especialidades!
c.     Noé enfrentou com esperança um mundo desolado após o Dilúvio
Como deve ter sido abatedor sair da arca depois de um ano e encontrar a terra transtornada. Nesta hora, a esperança nas promessas de Deus e as habilidades apreendidas lhe valeram para desbravar a terra após o dilúvio.
Desbravadores aprendem a enfrentar o inesperado com esperança e fé. Isto vem das lições que aprendemos na natureza e em nossos acampamentos. Nas atividades do acampamento como montar móveis de pioneiria, armar uma barraca ou preparar uma refeição campestre desenvolvemos a mesma criatividade que será útil para vencermos os problemas do dia a dia.
Também aprendemos a ter responsabilidade e cuidar uns dos outros, cumprindo a parte que nos corresponde, cuidando de nosso corpo e mantendo a consciência limpa.

II.            Abraão, esperança por uma nova Terra (Heb. 11:8)

a.    Abraão foi chamado a deixar sistema mundano de seus dias
Abraão foi chamado a deixar Ur dos Caldeus, onde todos eram idólatras e pecadores. Deus o enviou por caminhos desertos e a uma terra desconhecida habitada por pessoas estranhas. Nós Desbravadores somos chamados a deixar os excessos da TV, Internet e do consumismo do dia a dia para vivermos de forma mais simples em nossos acampamentos e com isso, nos lembramos que não devemos ser escravos destas coisas.
b.    Abraão partiu com esperança em busca de um lar
Abraão tinha esperança de um novo lar e levou com ele algumas pessoas como o damaceno Eliezer, nós também, percorremos novos lugares e desfilamos com nossos uniformes convidando as pessoas a marcharem conosco par um novo lar.


c.     Abraão caminhou como peregrino em sua própria terra
Nós marchamos por aqui como peregrinos em nossa própria terra, assim como o fez Abraão. De fato, esta terra será um dia transformada por Cristo Jesus, ele reinará sobre nós, não existirá mais dor, nem morte e juntos nos sentaremos debaixo da árvore da vida.


III.        Moisés, esperança de alcançar a promessa (Heb. 11:23-24)

a.    Moisés amou seu Deus
Moisés aprendeu a ouvir o Senhor e falar com Ele. Foi Moisés quem entregou a Lei de Deus ao povo de Israel. Nós desbravadores fazemos o compromisso em nossa lei de praticarmos a devoção matinal. Andamos com reverencia na casa de Deus assim como Moisés e Arão aprenderam a respeitar de um Deus santo. Cantamos com alegria, não canções frívolas e mundanas dos que marcham para a perdição, mas um cântico em nosso coração que louva a Deus como o cântico de Moisés.
b.    Moisés amou seu povo
Moisés voltou do deserto para buscar seu povo e os levou por quarenta anos, mesmo diante da má gratidão deles, não desistiu de trabalhar pela salvação deles! Nós desbravadores somos servos de Deus, mas também somos amigos de todos, amigos de esperança! Somos corteses com todos ao nosso redor e obedientes as nossas autoridades.
c.     Moisés amou sua terra
Moisés amou a terra que nunca havia visto, mas era sua por promessa e por isso deixou o Egito. Nós desbravadores iremos onde Deus nos mandar, mas nunca nos conformaremos com esta terra, antes de alcançar o Novo Céu e a Nova Terra! Moisés não pode entrar e nós desbravadores, com paciência aguardamos nosso dia chegar, mas por enquanto convidamos você a vir conosco também.

Conclusão
Depois de quase uma década em que aquele acampamento foi chamado de ‘Acampamento dos Desbravadores’, dois líderes de igreja chamados Mackin e Johnson tentaram fazer um clube para juvenis na casa do Dr. Johnson. A igreja deles, em Santa Ana, Califórnia os ordenou fecharem os clubes alegando que eles estavam a trazer o mundo para igreja, eles foram até mesmos ameaçados com disciplina eclesiástica. Incompreendidos, seus clubes foram fechados, mas outros surgiriam e outros lugares.
Levaria mais uma década para que o ex pastor desta igreja e então líder de jovens na Califórnia, Pr. Hancock, fundasse o primeiro clube na igreja de Riversaide com o apoio do pastor distrital local. Depois de voltar de um acampamento de férias, uma mãe lhe disse que gostaria que seu filho vivesse sempre com a mesma ‘luz’ com que voltara do acampamento. Hankock decidiu estabelecer um programa semanal que tivesse o mesmo efeito do acampamento, ele aproveitou os conhecimentos de clubes que já funcionavam com outro nome, fundados pelo Pr. Lawrence Skiner, o mesmo pastor do acampamento dos ‘Desbravadores’.
Finalmente, em 1950 a Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia oficializou o programa dos Desbravadores tendo como seu líder mundial, Lawrence Skiner, já experiente com os acampamentos e clubes de juvenis. Levaram quase 50 anos desde os primeiros clubes até o reconhecimento oficial da igreja, para que os Desbravadores se transformassem em um dos maiores departamentos de nossa igreja tendo milhares de membros e batizando anualmente milhares de juvenis no mundo todo.
Por que demoramos tanto para reconhecer as bênçãos de Deus neste trabalho?

Apelo
·         Deus está chamado agora, Desbravadores a unirem-se a este exército, para irem a toda parte e darem a mensagem do Advento.
·         Deus está chamando pais a levarem seus filhos a participarem de um programa que transforma nossos garotos e garotas em heróis.
·         Deus está chamado a igreja como um todo a assumir responsabilidades com os Desbravadores.
Levaremos 40 anos no deserto como o povo de Israel, ou 50 anos como aqueles que de inicio não compreenderam os Desbravadores? O momento é agora!


Texto: Pastor Ericson Danese



Um comentário:

  1. QUE CRISTO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO NOS ABENÇÕE RICAMENTE PARA QUE ESSA MAENSAGEM POSSA SER UMA REALIDADE EM NOSSA VIDA...
    AMÉM!!!

    ResponderExcluir