domingo, 17 de abril de 2011

DE TUDO SE APROVEITA UM POUCO - CRITICA DESTRUTIVA

Definições:

Para começar, quero dizer de uma forma bem simples que “critica” a meu ver, nada mais é que uma observação ou comentário positivo ou negativo de algo que pode estar sendo avaliado num dado momento, como por exemplo, neste caso, o Portal UNIVERSO DESBRAVADOR.

Critica positiva vem geralmente com um elogio ou algo que visa gratificar e reconhecer o desempenho e que acaba é sempre encorajando a pessoa a sempre melhorar e dar cada vez mais o seu melhor.

Critica negativa  tem geralmente o objetivo de mostrar algo que esteja errado após uma observação e/ou avaliação, com o simples intuito de ajudar mostrando um erro que deva ser consertado.


Minha Experiência:

Semana retrasada, recebi um email muito intrigante e triste e agora senti vontade de compartilhar esta experiência com todos vocês.

Todos os dias recebo diversos emails de pessoas que seguem o Portal UNIVERSO DESBRAVADOR constantemente. Alguns deles são de elogios, outros de sugestões, outros com criticas “construtivas” e outros informando erros existentes em páginas.

Tudo isso me ajuda muito, pois umas mensagens vêm para animo e outras mostrando erros que devo consertar, que por sinal sempre ajudam muito para a melhoria deste Portal, pois o Portal é grande e não tem como saber onde estão todos os erros que aparecem com o decorrer do tempo.

Mas um email em especial acabou me chamando muita atenção. Comecei a ler e conforme eu ia “destrinchando” o texto, muito me entristecia, pois não havia lido nada igual desde que o Portal foi criado.

Você deve estar curioso para saber qual foi a mensagem que recebi, né? Entendo! Bom, o que posso dizer é que não era um scrap e nem mesmo uma daquelas histórias tristes que enchem de spam nossa caixa de email.

A mensagem começava assim: “Este site é a pior coisa que já vi, uma ... .O ... que fez este site é um ..., e assim vai por toda a mensagem com vários palavrões e insultos pessoais e em relação ao Portal. Nunca vi nada igual mesmo.

Bom! Por mais que esta pessoa tivesse todo o intuito e interesse em me deprimir e desistir de vez desta obra, com certeza ele não chegou nem perto. E acabou sem querer, me forçando a ficar observando a página inicial que por sinal encontrei um erro e o consertei. Mandei uma resposta educada agradecendo por ter me ajudado a encontrar um erro.


Conclusão:

O que quero mostrar com tudo isso, é que nunca devemos pagar na mesma moeda, mas tentar aproveitar em algo aquela situação desagradável em si, pois o “troco” pode causar uma inimizade para o resto da vida, que muitas vezes são por motivos banais e que poderiam ser evitados e/ou amenizados.

Se dois amigos brigam, um deles vai ter que pesar as conseqüências e ser mais humilde e tomar a iniciativa de apaziguamento. Não é feio, mas sim uma iniciativa nobre, pois a verdadeira amizade é o foco principal, nesta situação.

Assim como bons cristãos, devemos saber discernir entre o certo e o errado. Temos que aproveitar as coisas ruins como lições de vida, para assim com o tempo ganharmos sempre mais experiência nesta grande jornada rumo ao céu.

Todas as pessoas que assumem a causa de Deus, também sofrem perseguições das mais variadas formas, mas Ele é fiel e maior que tudo e está sempre a nos animar e a nos proteger em horas e tempos difíceis.

Publicado no Blog UNIVERSO DESBRAVADOR em 17 de Abril de 2011

Texto: Raphael A. R. Gusmão


Nenhum comentário:

Postar um comentário