sexta-feira, 4 de março de 2011

QUAL ORIGEM DO CARNAVAL ?

O carnaval é uma celebração combinando paradas, representação teatral, drama e festa que é usualmente mantida nos paises católicos durante as semanas que antecedem a Quaresma.Quaresma são os 40 dias que antecedem a Páscoa, que vão da quarta-feira de cinza até o domingo de Páscoa. A palavra carnaval, provavelmente vem do latim CARNELEVARIUM que significa remover ou transferir a carne, tipicamente iniciou no ano novo, após o Epiphany, 6 de Janeiro e fins de Fevereiro com a MARDI GRAS (Confissão de Terça-feira, ao sacerdote católico para o recebimento da absolução dos pecados).

Provavelmente originou com o rito pagão da fertilidade da primavera. O primeiro registro de carnaval foi numa festa egípcia de Osíris, um evento marcando a chegada das enchentes do rio Nilo. Carnaval atinge um cume de desordem de dissipação com Bacanlia Romana (festa em honra de Baco, orgia) e Saturnália (festim de libertinagem). Durante a Idade Média a Igreja tentava controlar as celebrações. Os papas serviam algumas vezes como patrões, os piores excessos eram gradualmente eliminados, e o carnaval estava assimilado como o último festival do asceticismo da Quaresma. A tradição do carnaval ainda floresce na Bélgica, Itália, França e Alemanha. Os principais carnavais acontecem no Rio de Janeiro, que iniciou em 1840 e em Mardi Gras em New Orleans, iniciado em 1857.

Pré-cristão, medievais, e modernos carnavais compartilham importantes temas característicos. Eles celebravam a morte do inverno e o renascimento da natureza, comprometendo o individuo para códigos de cultura espiritual e cultural. Antigos ritos de fertilidade, com seus sacrifícios aos deuses, exemplificavam este comprometimento, como fazem os confessores cristãos.

Em outras terras, o carnaval segue paródia, e oferece liberdade temporária das restrições sociais e religiosas. Por exemplo, os escravos eram iguais aos seus mestres durante a Saturnália Romana; os banquetes medievais de loucura incluíam uma missa de blasfêmias; e durante o carnaval máscaras sexuais e tabus sociais algumas vezes eram temporariamente suspendidos.

A festa de carnaval no Brasil é vista como uma época de promiscuidade sexual, em que os meios de comunicação têm uma influência muito grande, já que em épocas de Carnaval só se vê propagandas que incentivem a prática sexual, entre os foliões.

É a festa da carne onde predomina a nudez e o sexo, nada tem a ver com religião. Vejamos o que a Bíblia diz sobre as obras da carne:

“ Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.” (Gálatas 5:19-21 RA)

Alternativas para os jovens cristãos no carnaval, são retiros espirituais, onde em comunhão, praticam atividades esportivas e espirituais.

Fonte: portaladvento.blogspot.com




Um comentário:

  1. Gostei Muitoo primoo!!
    É por isso que gosto de retiro
    Pena num estar aí pra participar do
    Catre... bjss Lenynhaa

    ResponderExcluir