domingo, 14 de junho de 2020

PORTAL UNIVERSO DESBRAVADOR FICOU INDISPONIVEL POR ALGUMAS HORAS NO DIA 12 DE JUNHO. SAIBA O MOTIVO


No ultimo dia 12, talvez algumas pessoas que acessaram este Blog ou o Portal UNIVERSO DESBRAVADOR
Pela primeira vez, provavelmente só encontraram uma página de erro ou a mensagem: “site não encontrado”. Isso ocorreu devido à alteração dos DNS do provedor de onde é hospedado este Blog e o Portal.

Quando não ocorrem imprevistos, os domínios (sites) ficam indisponíveis e/ou instável por algumas horas, podendo ser entre 2 a 24 horas. Isso depende muito da propagação do novo DNS na internet global.

Recebi a mensagem do meu provedor sobre a alteração, no entanto, como não havia acessado o email cadastrado há um tempo, não vi a mensagem e somente de noite percebi que todos os domínios estavam “fora do ar”. Ao verificar o email vi a mensagem solicitando para que eu configurasse os novos DNS. Por este motivo, não sei quanto tempo os domínios ficaram inativos.

No entanto, para quem acessa direto o Portal ou este Blog, provavelmente não percebeu nada, pois os navegadores armazenam o site em “cache”, uma espécie de dispositivo de armazenamento interno nos navegadores, com o intuito de abrir mais rápido os sites acessados anteriormente.

COMO TUDO ISSO FUNCIONA?

Até a presente data, o serviço de Internet aponta o domínio www.universodesbravador.com.br no Servidor “A”, onde se encontra hospedado o Portal UNIVERSO DESBRAVADOR, mas depois que for reconfigurado e mudado os DNS, a internet vai apontar para o Servidor “B”, onde está o novo Portal. Mas infelizmente essa mudança faz com que o site fique indisponível por um tempo, isso porque o novo DNS estará sendo propagado na rede mundial de Internet novamente, como se fosse um novo site recém publicado. Esse procedimento de propagação demora de 02 a 24 horas, ou seja, com duas horas, alguns lugares já poderão acessar o Portal, outros não. Em 24 horas todo o mundo já poderá acessar.

GLOSSÁRIO
Servidor: local onde ficam armazenados todos os arquivos de um site para que seja visualizado pelos internautas.
DNS: do inglês “Domain Name System” (Sistema de Nomes de Domínios), funciona como um sistema de tradução de endereços IP para nomes de domínios. Na verdade, é graças ao DNS que você pode digitar www.universodesbravador.com.br na barra de endereços do seu navegador para acessar o Portal UNIVERSO DESBRAVADOR, e não um monte de números, como por exemplo 192.168.0.1 (IP).

Texto: Raphael A. R. Gusmão
Fonte: www.universodesbravador.blog.br

CONHEÇA O PORTAL UNIVERSO DESBRAVADOR
Conheça o Portal UNIVERSO DESBRAVADOR e encontre materiais informativos para Líderes, Desbravadores, Jovens, Universitários e Música.

CONHEÇA E ACOMPANHE O PORTAL UNIVERSO DESBRAVADOR
Portal UNIVERSO DESBRAVADOR: Encontre materiais informativos para Líderes, Desbravadores, Aventureiros, Jovens, Universitários e Música.


Nenhum comentário:

Postar um comentário