sexta-feira, 31 de maio de 2013

DESBRAVADORES PROMOVEM GREVE NA VILA OSTERNACK

AÇÃO SOCIAL DE COMBATE AO FUMO MOVIMENTOU A REGIÃO, E CAPTOU MUITOS INTERESSADOS PARA O CURSO COMO DEIXAR DE FUMAR

Mais de trezentos Desbravadores da  sexta região  de Curitiba inventaram uma maneira inusitada de realizar um manifesto contra o fumo. Como faixas escritas  "Estamos e Greve" , com muitos apitos e milhares de manifestos grevistas eles caminharam pelas ruas da Vila Osternack.

As pessoas saíam de suas casas buscando entender qual categoria reivindicava seus direitos em um sábado (18 de maio), e porque escolheram as ruas pacatas da vila. Curiosos, os moradores eram abordados e recebiam um panfleto explicativo pedindo para pararem de fumar por uma hora.

"Foi uma forma de incentivá-las a experimentar a vida sem cigarro e depois eram convidadas para o Curso  Como Deixar de Fumar em cinco dias" explica o pastor Mário Roberto, que atende as igrejas da região.

"Foi um  grande impacto para a comunidade e para cada desbravador que nunca participara de greve", destacou Gilson de Lara Rodrigues, coordenador da Região dos Desbravadores.  
Para o desbravador Lucas do Clube Soldados do Rei, "foi muito legal ficar apitando e ver a curiosidade das pessoas".

Depois do manifesto os Desbravadores realizaram uma Feira de Saúde,  atuando no combate ao fumo, drogas e violência domestica. Foram oferecidas ainda palestras de orientação de higiene bucal em frente ao auditório. Os outo remédios da natureza foram amplamente divulgados pelos juvenis, que indicavam também o local para aferição da pressão arterial e teste de glicemia.

No  final da ação social, os desbravadores comemoraram com pipoca e algodão doce, e puderam curtir a apresentação da  fanfarra do Clube Gralha Azul. "À noite o auditório estava repleto de interessados para deixar de fumar", conclui o pastor.

Leia o manifesto grevista entregue pelos desbravadores

MANIFESTO GREVISTA

Povo do Osternack!

Os fabricantes de cigarros têm interesses óbvios em induzir as pessoas ao vício. Mas é nossa obrigação reagir e defender a saúde de nosso povo.
Fumar não é um hábito normal ou elegante como querem nos sugerir. Ao contrário, é um vício anti-social e anti-higiênico.
Fumar só faz bem aos que lucram com a venda de cigarros.
Está na hora, portanto, de dar uma resposta aos que pensam que a população será eternamente passiva.
Está na hora de fazer um protesto coletivo contra o fumo. Para isto, convidamos a todos que fumam que parem de fumar por pelo menos uma hora: das 20h às 21h e ao perceber que é possível ficar sem fumar, parem para sempre!!!


CONHEÇA E ACOMPANHE O PORTAL UNIVERSO DESBRAVADOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário