quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

MISSÃO CALEBE NO NORDESTE TEM O MAIOR ENVOLVIMENTO DA HISTÓRIA

No último mês de janeiro milhares de voluntários da Igreja Adventista em toda América do Sul decidiram mudar seu cotidiano no período de férias. Para muitos seria um tempo para relaxar, viajar e passear com os amigos. Mas, para determinado grupo de adolescentes e jovens Adventistas, as férias são o momento ideal para a realização de trabalho voluntário, projetos sociais e transformar vidas com mensagens de esperança, doando seu tempo, neste período, para o bem do próximo. Este grupo foi chamado de Calebe, por sua determinação em vencer e realizar seus objetivos em prol dos outros – alusão ao personagem bíblico, Calebe, que possuía o mesmo espírito – iniciando assim no Nordeste, há alguns anos atrás, um dos que é hoje, o maior projeto de envolvimento voluntário de jovens Adventistas de toda América do Sul no período das férias – Missão Calebe – e que no Nordeste já está na sua sexta edição. Todos os anos, milhares de pessoas são beneficiadas física e espiritualmente por esse projeto.

Para estes voluntários que muitas vezes investem tempo e dinheiro para manterem-se durante os dias que estão longe de casa – mesmo recebendo ajuda alimentícia das sedes administrativas da Igreja Adventista no nordeste – a recompensa é ver o brilho nos olhos dos que são alcançados por mãos amigas. Como é o exemplo de Arlene de Jesus que participou da Missão Calebe em Sauípe (BA), pelo segundo ano. Para ela, falar da mensagem bíblica é deixa-la mais perto de Deus. “Decidi ser Calebe outra vez porque vi como é maravilhoso passar as 24h do dia com Jesus ajudando o próximo. Em todo o tempo aprendo coisas diferentes e a experiência que estou adquirindo vai permanecer por toda a vida. A satisfação que vejo quando as pessoas nos recebem, é o que mais me motiva. E ao final, nós mesmos somos os maiores beneficiados. Não há preço que pague essa experiência”, relata. Para Maria José que coordenou uma equipe com 16 voluntários no bairro do Ibura no Recife, a Missão Calebe tornou-se mais uma ação positiva dentre as diversas atividades desenvolvidas pelos jovens adventistas. “É um incentivo na espiritualidade de cada um, fortalecendo a sua fé”, disse entusiasmada. Segundo  Dara Francisca, que participou da Missão Calebe, também no  Recife, mesmo sem ser ainda membro da Igreja Adventista: “Na Missão Calebe aprendi a falar de Jesus a todos que ainda não o conhecem”. Ao final ela também decidiu renovar sua vida com Deus através do batismo.

Números - Cerca de 15 mil jovens adventistas voluntários, saíram de suas cidades, no dia 06 de janeiro, para centenas de municípios do interior nordestino; muitos deles sem presença da igreja adventista, para servir na Missão Calebe. Com mochila nas costas, bíblia na mão, vestidos a caráter, com braço direito estendido e a palma da mão aberta – marca dos Calebes – e muita, mas muita vontade e motivação para ajudar, lá foram eles para realização de grandes projetos.

Estima-se que 100 mil pessoas tenham sido alcançadas de forma direta ou indireta no nordeste pela Missão Calebe, com projetos como Escola Cristã de Férias, Domingo Total, distribuição do livro A Grande Esperança, atendimentos na área de saúde, culinária, prestação de serviços a comunidade, estudos bíblicos, entre outros.

Segundo estimativas da sede administrativa da Igreja Adventista no Nordeste a previsão é que mais de quatro mil pessoas mudem de vida, por influência dos Calebes, e sejam batizadas tornando-se adventistas nos próximos dias, unindo-se às 4.489 que já o fizeram até o início deste mês.

Vidas Transformadas - Dona Geni, 83 anos, ainda não sabia quem eram aqueles jovens nem o que estavam fazendo em sua cidade, mas lembrava de um livro, “A Grande Esperança”, que leu e guardou com muito carinho. Ela recebeu o presente em Juazeiro do Norte (CE), e ao voltar para Mauriti (CE), cidade de sua residência (localizada a 80Km de Juazeiro), não sabia onde encontrar a “igreja do livro”. Um jovem “calebe”, visitando as casas da localidade, lhe fez o convite para participar das reuniões que ocorriam todas as noites, porém, prontamente, aquela senhora respondeu: “Eu irei se essa igreja for a deste livro!”. Com o exemplar na mão e desacreditada de uma resposta positiva foi surpreendida ao ouvir do garoto: “Essa é a minha igreja”. A partir de então dona Geni frequentou todas as programações e decidiu estudar a Bíblia para se aproximar mais de Deus. A cidade de Mauriti,  recebeu os jovens como se fossem anjos em seu meio, dedicaram-lhe todo apreço e atenção. Enquanto isso, em Itaitinga (CE), estavam sendo ministrados estudos bíblicos a mais de 150 pessoas; já em Juazeiro do Norte, os “calebes” fizeram as reuniões no meio de uma rua e atraíram mais de 100 pessoas em cada programação; em Icó, PI, dois jovens da cidade uniram-se à equipe Calebe que veio para o município e trabalharam para o bem de outras pessoas mesmo não sendo adventistas.

Pataxó, município de Ipanguaçu no Rio Grande do Norte recebe a TV Novo Tempo em canal aberto. Com a chegada dos “calebes” na região, uma surpresa, os habitantes já conheciam o projeto e a Igreja Adventista, por influência da TV. A Novo Tempo na cidade proporcionou uma demanda muito grande de Estudos Bíblicos e desejo de mudança na população. Nilza Oliveira, telespectadora da TV Novo Tempo e estudante da bíblia, foi batizada com mais 5 pessoas. "Eu já conhecia o trabalho dos “calebes” por causa da TV. Encontrá-los aqui na minha cidade foi maravilhoso e me ajudou a esclarecer todas as minhas dúvidas sobre a Bíblia", relata com alegria.

As histórias se multiplicam aos montes, com mensagens bíblicas em praça pública; conversões de presidiários; pessoas que tiveram sonhos em que eram avisadas que jovens chegariam à sua porta; pessoas que mudaram suas vidas e sua fé pela influência dos “calebes”; igrejas foram implantadas e vidas foram transformadas

Impressão Positiva - A dedicação, abnegação e amor pelo próximo demonstrado por esses jovens voluntários deixa um legado incrível para que outros também se envolvam no projeto. “Fiquei impressionado com a motivação dos “calebes”. Foi emocionante viajar mais de seis mil quilômetros durante o mês de janeiro e ver de perto o amor pela pregação do evangelho que esses jovens têm. Algumas regiões chegaram a ter 15 grupos de jovens e o coordenador ainda disse que só não ultrapassou esse número porque segurou o ânimo dos jovens. Lindo é ver igrejas sendo estabelecidas, outras revitalizadas, tudo pela ação dos “calebes”, sob a influência do Espírito Santo”, afirma Pr. Daniel Lüdtke, Líder dos Jovens Adventistas na Região Central da Bahia.

Para o pastor Geovane Melros, líder dos Jovens Adventistas em Sergipe, “essa juventude é diferente. Topa o desafio de apressar a volta de Jesus e faz o que tem de ser feito. É muito bom poder colaborar com esse trabalho especial”.

Fica o exemplo que serve de motivação para que outros jovens se unam a esses que já se dedicaram para que a mensagem da esperança tenha a oportunidade de alcançar corações, mesmo nas partes mais inóspitas do Nordeste, do Brasil, e por que não dizer, do mundo. [Equipe ASN, Franck Oliveira, Thaís Firmino, Viviane Bonifácio, Rafaella Oliveira, Ariston Júnior, Antônio Murilo e Diego Barreto]


Nenhum comentário:

Postar um comentário