
Para estes voluntários que muitas vezes investem tempo e dinheiro para manterem-se durante os dias que estão longe de casa – mesmo recebendo ajuda alimentícia das sedes administrativas da Igreja Adventista no nordeste – a recompensa é ver o brilho nos olhos dos que são alcançados por mãos amigas. Como é o exemplo de Arlene de Jesus que participou da Missão Calebe em Sauípe (BA), pelo segundo ano. Para ela, falar da mensagem bíblica é deixa-la mais perto de Deus. “Decidi ser Calebe outra vez porque vi como é maravilhoso passar as 24h do dia com Jesus ajudando o próximo. Em todo o tempo aprendo coisas diferentes e a experiência que estou adquirindo vai permanecer por toda a vida. A satisfação que vejo quando as pessoas nos recebem, é o que mais me motiva. E ao final, nós mesmos somos os maiores beneficiados. Não há preço que pague essa experiência”, relata. Para Maria José que coordenou uma equipe com 16 voluntários no bairro do Ibura no Recife, a Missão Calebe tornou-se mais uma ação positiva dentre as diversas atividades desenvolvidas pelos jovens adventistas. “É um incentivo na espiritualidade de cada um, fortalecendo a sua fé”, disse entusiasmada. Segundo Dara Francisca, que participou da Missão Calebe, também no Recife, mesmo sem ser ainda membro da Igreja Adventista: “Na Missão Calebe aprendi a falar de Jesus a todos que ainda não o conhecem”. Ao final ela também decidiu renovar sua vida com Deus através do batismo.
Números - Cerca de 15 mil jovens adventistas voluntários, saíram de suas cidades, no dia 06 de janeiro, para centenas de municípios do interior nordestino; muitos deles sem presença da igreja adventista, para servir na Missão Calebe. Com mochila nas costas, bíblia na mão, vestidos a caráter, com braço direito estendido e a palma da mão aberta – marca dos Calebes – e muita, mas muita vontade e motivação para ajudar, lá foram eles para realização de grandes projetos.
Estima-se que 100 mil pessoas tenham sido alcançadas de forma direta ou indireta no nordeste pela Missão Calebe, com projetos como Escola Cristã de Férias, Domingo Total, distribuição do livro A Grande Esperança, atendimentos na área de saúde, culinária, prestação de serviços a comunidade, estudos bíblicos, entre outros.
Segundo estimativas da sede administrativa da Igreja Adventista no Nordeste a previsão é que mais de quatro mil pessoas mudem de vida, por influência dos Calebes, e sejam batizadas tornando-se adventistas nos próximos dias, unindo-se às 4.489 que já o fizeram até o início deste mês.
Vidas Transformadas - Dona Geni, 83 anos, ainda não sabia quem eram aqueles jovens nem o que estavam fazendo em sua cidade, mas lembrava de um livro, “A Grande Esperança”, que leu e guardou com muito carinho. Ela recebeu o presente em Juazeiro do Norte (CE), e ao voltar para Mauriti (CE), cidade de sua residência (localizada a 80Km de Juazeiro), não sabia onde encontrar a “igreja do livro”. Um jovem “calebe”, visitando as casas da localidade, lhe fez o convite para participar das reuniões que ocorriam todas as noites, porém, prontamente, aquela senhora respondeu: “Eu irei se essa igreja for a deste livro!”. Com o exemplar na mão e desacreditada de uma resposta positiva foi surpreendida ao ouvir do garoto: “Essa é a minha igreja”. A partir de então dona Geni frequentou todas as programações e decidiu estudar a Bíblia para se aproximar mais de Deus. A cidade de Mauriti, recebeu os jovens como se fossem anjos em seu meio, dedicaram-lhe todo apreço e atenção. Enquanto isso, em Itaitinga (CE), estavam sendo ministrados estudos bíblicos a mais de 150 pessoas; já em Juazeiro do Norte, os “calebes” fizeram as reuniões no meio de uma rua e atraíram mais de 100 pessoas em cada programação; em Icó, PI, dois jovens da cidade uniram-se à equipe Calebe que veio para o município e trabalharam para o bem de outras pessoas mesmo não sendo adventistas.
Pataxó, município de Ipanguaçu no Rio Grande do Norte recebe a TV Novo Tempo em canal aberto. Com a chegada dos “calebes” na região, uma surpresa, os habitantes já conheciam o projeto e a Igreja Adventista, por influência da TV. A Novo Tempo na cidade proporcionou uma demanda muito grande de Estudos Bíblicos e desejo de mudança na população. Nilza Oliveira, telespectadora da TV Novo Tempo e estudante da bíblia, foi batizada com mais 5 pessoas. "Eu já conhecia o trabalho dos “calebes” por causa da TV. Encontrá-los aqui na minha cidade foi maravilhoso e me ajudou a esclarecer todas as minhas dúvidas sobre a Bíblia", relata com alegria.
As histórias se multiplicam aos montes, com mensagens bíblicas em praça pública; conversões de presidiários; pessoas que tiveram sonhos em que eram avisadas que jovens chegariam à sua porta; pessoas que mudaram suas vidas e sua fé pela influência dos “calebes”; igrejas foram implantadas e vidas foram transformadas
Impressão Positiva - A dedicação, abnegação e amor pelo próximo demonstrado por esses jovens voluntários deixa um legado incrível para que outros também se envolvam no projeto. “Fiquei impressionado com a motivação dos “calebes”. Foi emocionante viajar mais de seis mil quilômetros durante o mês de janeiro e ver de perto o amor pela pregação do evangelho que esses jovens têm. Algumas regiões chegaram a ter 15 grupos de jovens e o coordenador ainda disse que só não ultrapassou esse número porque segurou o ânimo dos jovens. Lindo é ver igrejas sendo estabelecidas, outras revitalizadas, tudo pela ação dos “calebes”, sob a influência do Espírito Santo”, afirma Pr. Daniel Lüdtke, Líder dos Jovens Adventistas na Região Central da Bahia.
Para o pastor Geovane Melros, líder dos Jovens Adventistas em Sergipe, “essa juventude é diferente. Topa o desafio de apressar a volta de Jesus e faz o que tem de ser feito. É muito bom poder colaborar com esse trabalho especial”.
Fica o exemplo que serve de motivação para que outros jovens se unam a esses que já se dedicaram para que a mensagem da esperança tenha a oportunidade de alcançar corações, mesmo nas partes mais inóspitas do Nordeste, do Brasil, e por que não dizer, do mundo. [Equipe ASN, Franck Oliveira, Thaís Firmino, Viviane Bonifácio, Rafaella Oliveira, Ariston Júnior, Antônio Murilo e Diego Barreto]
Fonte: www.portaladventista.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário