quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

30 DE FEVEREIRO: PARECE MENTIRA, MAS É VERDADE!

Você já deve ter se deparado com piadas ou promessas relacionadas ao “Dia de São Nunca”, um santo fictício representando que este dia nunca vai chegar. Esse dia é representado pelo dia 30 de Fevereiro, justamente por este não existir.

Hoje de manhã me veio a curiosidade de saber se em algum momento da História houve algum registro sobre o tão famoso dia 30 de Fevereiro, mais conhecido como o “Dia de São Nunca”.

Resolvi dar uma pesquisada na Internet sobre o assunto e, para minha surpresa, encontrei várias referencias ao utilizar o buscador Google.

No Cemitério Municipal de Espírito Santo de Pinhal, no Estado de São Paulo, curiosamente, há um túmulo com a seguinte inscrição, “AQUI REPOUSA ANTONIO DE BARROS PIMENTEL JUNIOR, NASCIDO A 1º DE ABRIL DE 1875 E FALECIDO A 30 DE FEVEREIRO DE 1892” não consegui encontrar qualquer referencia do dia 30 de Fevereiro para o ano de 1892, se a inscrição foi feita erroneamente na época, não sei, mas o registro está lá no tumulo.

Resolvi postar aqui em nosso Blog alguns trechos de algumas das postagens que encontrei na Internet. Aqui é somente para você ter uma idéia. Muitas informações poderão ser encontradas na Internet, através do Google, por exemplo.

Raphael A. R. Gusmão

O caso da Suécia
O calendário gregoriano, implantado em 1582, não foi prontamente seguido por todos os países. Em Novembro de 1699, quando a Suécia (em cujo reino se incluía na época a Finlândia) planeou mudar do calendário juliano para o gregoriano, havia uma diferença de 11 dias entre eles. O planejado seria omitir o dia extra dos anos bissextos entre 1700 e 1740, incluindo-os (*). Assim a mudança seria gradual, mas não foi seguida após seu primeiro ano de implantação. Desta forma, 1700 não foi bissexto na Suécia, mas 1704 e 1708 sim, contrariando o plano. Com isto, o calendário sueco ficou um dia à frente do calendário juliano, mas ainda dez atrás do gregoriano. Assim, em 1711 os suecos resolveram abandonar o sistema, já que o calendário por eles adoptado não tinha correspondentes em qualquer outro país, criando uma enorme confusão. Portanto 1712 foi bissexto e ainda incluiu um dia a mais, o 30 de Fevereiro para voltar em sincronia com o calendário juliano. A mudança sueca para o calendário gregoriano foi finalmente realizada em 1753, com a inclusão de 11 dias, onde 17 de Fevereiro daquele ano foi seguido por 1° de Março.

(*) Dependendo da fonte utilizada a regra é outra: entre 1700 e 1711 omitir-se-ia 1 dia por ano. Mas só foi seguido em 1700. A correcção em 1712 seria a mesma para voltar ao calendário juliano.

A União Soviética
Em 1929, a União Soviética introduziu um calendário revolucionário no qual todos os meses tinham 30 dias e os outros 5 ou 6 dias eram feriados não pertencentes a meses. Em 1930 e 1931, houve portanto um 30 de fevereiro, mas em 1932 os meses voltaram ao sistema tradicional.

Especulações sobre o calendário juliano
Em 1235 Sacrobosco publicou no livro De Anni Ratione que o imperador César Augusto retirou um dia do mês Fevereiro e o colocou em Agosto, assim nomeado em sua homenagem, para não ficar atrás dos 31 dias que o mês de Julho possuía em homenagem a Júlio César. A parte da história que diz que Augusto retirou um dia de fevereiro não passa de especulação. A criação do mês pelo imperador e seu número de dias estão corretos. Na especulação, Sacrobosco ainda diz que naquela época o mês de fevereiro tinha 29 dias e portanto os anos bissextos entre 45 a.C (ano da implantação do calendário juliano) e 8 d.C (ano da troca de nome do mês Sextilis para Agosto por César Augusto) tinham o dia 30 de fevereiro no seu calendário.

Referencias:

VEJ TAMBÉM:

>> POR QUE EXISTE O ANO BISSEXTO?


>> 29 DE FEVEREIRO. UMA DATA BASTANTE CURIOSA


Nenhum comentário:

Postar um comentário