terça-feira, 20 de setembro de 2011

VOCÊ SABE O QUE É DENDROLATRIA?

O Senhor fez com que ali crescessem árvores lindas de todos os tipos, que davam frutas boas de se comer. No meio do jardim ficava a árvore que dá vida e também a árvore que dá o conhecimento do bem e do mal. Gênesis 2:9

Nesta vida, a gente vê de tudo mesmo! Meu irmão de vez em quando diz: “Eu morro e não vejo tudo!” Já vi reportagens de gente que tem mais de 5 mil piercings espalhados pelo corpo. Gente com 95% do seu corpo tatuado. Gente muita estranha mesmo. Aqui vai mais um grupo de gente estranha: são os que aderiram a Dendrolatria. Sabe o que é isso? Pessoas que adoram as árvores. Isso mesmo!
Gente que adora madeira enterrada na terra, com folhas verdes em cima. E isso não é moda, não. Existe há muito, muito tempo.

O culto às árvores está na origem de antigos ritos religiosos, quando as árvores eram consideradas templos. Por isso, muitas catedrais góticas foram construídas sobre carvalhos gigantescos. Em muitas sociedades tribais ainda se veneram árvores como seres sagrados e crê-se que os espíritos que vivem nelas são intermediários entre os homens e o divino, influenciando no destino das pessoas. Isso torna a árvore um instrumento de comunicação entre o Céu e a Terra. Claro que tudo isso é um grande absurdo. Essas pessoas negam a Jesus como o nosso intercessor e, no lugar dEle, colocam uma árvore. Eu sei que parece piada, mas não é!

E tem mais: com a proximidade das ameaças reais do efeito estufa, com o aumento da temperatura do planeta, o derretimento das calotas polares e o consequente aumento do nível dos oceanos, as árvores voltarão a ser veneradas com muito mais seguidores, pois só elas (e as plantas em geral) são capazes de resgatar o gás carbônico que lançamos irresponsavelmente na atmosfera. Num futuro bem próximo, plantar e cuidar de árvores será uma atividade importantíssima, como é hoje, por exemplo, ganhar dinheiro.

É claro que todos nós gostamos de árvores; aliás, no dia 21 de setembro é comemorado o dia da árvore e eu me lembro de todas as atividades que fazia na escola comemorando esse dia. Tudo muito certo e muito legal. O problema é que não devemos adorar a nada, nem a ninguém, a não a ser Deus. Que triste! O ser humano ainda prefere adorar a criatura em vez do seu Criador! Da próxima vez que vir uma árvore, agradeça a Deus porque foi Ele quem a fez. Todo louvor e adoração sejam dados a Ele!

Fonte: Meditação Juvenil 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário