sábado, 25 de maio de 2013

II FESTIVAL DE LIBERDADE RELIGIOSA ACONTECE NESTE SÁBADO, DIA 25, DE MAIO EM SÃO PAULO


Dia 25 de maio, no Vale do Anhangabaú, ocorrerá a segunda edição do Festival Mundial de Liberdade Religiosa. A iniciativa do evento é da Associação Internacional de Liberdade Religiosa, a IRLA.

O Festival trará ao País três dos maiores especialistas em promoção de liberdade religiosa no mundo. Dr. John Graz é um ativo militante que responde pela Secretaria Executiva da IRLA. Viajou por aproximadamente 100 países na promoção do conceito de liberdade religiosa e organizou três congressos mundiais e lançou mais de 40 congressos internacionais e simpósios. Outro participante internacional é Brian Grim, pesquisador da Pew Research Center’s Forum on Religion & Public Life, responsável por importantes pesquisas na área religiosa. O Festival terá a presença, ainda, de Cole Durham, acadêmico norte-americano que leciona sobre leis e estudos de religião na Brigham Young University, nos Estados Unidos.

A programação do Festival prevé apresentações musicais religiosas, informações sobre o panorama do segmento em outros continentes e homenagem às autoridades brasileiras pela elaboração de leis que garantem o direito a todos de crerem e, inclusive, não crerem. Já confirmaram presença no Festival o prefeito de São Paulo Fernando Haddad, o governador do Estado, Geraldo Alckmin, o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, a ministra da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, Danoune Diop representante da ONU na área de Direitos Humanos, além de deputados e vereadores.

Atuação permanente – Uma das entidades que também tem demonstrado forte atuação em relação à promoção dos direitos relacionadas à liberdade religiosa é a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Em São Paulo, a OAB criou, em agosto de 2006, uma comissão específica para tratar desses casos. A advogada Damaris Kuo, que preside a comissão, explica que a maioria dos encaminhamentos e pedidos que chegam até a OAB/SP são referentes a dias de guarda religiosa, uso de indumentárias religiosas, discriminação religiosa no ambiente de trabalho, entre outras questões. “Nosso objetivo é promover liberdade religiosa, divulgando o direito de todos, educando a sociedade em tolerância religiosa e cultura de paz, recebendo casos e dando eles o devido tratamento para eliminar a conduta intolerante, seja atuando diretamente, seja encaminhando a outras instâncias competentes, mas o maior de todos é a formação de uma cultura de liberdade religiosa para todos”, explica.

O organizador geral do Festival, Edson Rosa, secretario-executivo da IRLA para a América do Sul, estima que o evento deverá reunir mais de 50 mil pessoas para essa celebração de conscientização. “A última edição desse evento na América do Sul ocorreu no Peru e foi muito importante para marcarmos presença com esse tema perante as autoridades governamentais e sociedade civil organizada”, comenta Rosa.

[Equipe ASN, Felipe Lemos]



Nenhum comentário:

Postar um comentário