terça-feira, 23 de outubro de 2012

MAIS DE DUAS TONELADAS DE LIXO SÃO RETIRADAS DO RIO TAMARUPÁ POR DESBRAVADORES EM RONDÔNIA


Cerca de duas toneladas de lixo foram retiradas do Rio Tamarupá, localizado na Zona Norte do município de Cacoal, RO, neste domingo (02/09). A limpeza fez parte das atividades da Semana da Pátria e foi realizada por 45 voluntários da Igreja Adventista do Sétimo Dia dos municípios de Cacoal e Pimenta Bueno, RO.

“Os lixos mais comuns encontrados foram pneus de bicicletas e carros, litros de óleo e principalmente garradas pet. Mas até geladeira foi encontrada”, conta José Gilberto Lizieiro, coordenador do evento.

Nesta primeira etapa, cerca de dois quilômetros de encostas foram limpos. Três equipes de "desbravadores", como eram chamados, com idades entre 16 e 60 anos, caminharam pelas margens recolhendo os mais variados tipos de dejetos. O Corpo de Bombeiros do município acompanhou toda a ação.

Para Jorge Murer, responsável pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Cacoal, a limpeza foi representativa, mas de grande importância para a cidade. “Por ter sido manual, sem a ajuda de máquinas, a limpeza foi simbólica. O lixo retirado foi o que estava aparente, na borda do rio. Com a ação, procuramos levar a ideia de proteção da natureza aos moradores da região, para que se policiem", considerou.

Os voluntários usaram roupas características dos desbravadores: camiseta, lenço, calça e tênis apropriado. Uma das voluntárias na ação, Maria Júlia Batista Pereira, de 24 anos, diz que apesar do cansaço a limpeza foi gratificante. “Apesar do mau cheiro e do cansaço, a experiência foi legal. Os desbravadores estavam bastante unidos e empenhados com a proteção daquele rio”, revela.

Planejamento
De acordo com o coordenador, uma próxima etapa está sendo planejada para este ano. A segunda e última fase do projeto de limpeza do Tamarupá deverá alcançar os outros cinco quilômetros de extensão do rio. “Pretendemos realizar esta última fase já em dezembro e pelos cálculos serão recolhidos mais três toneladas de lixo”.


Fotos: Raphael A. R. Gusmão
Fonte: G1 Cacoal

OBS: Postagem republicada, pois devido a alguns problemas a mesma estava desconfigurada.

Um comentário: