terça-feira, 31 de julho de 2012

PRODUÇÃO DE VÍDEOS


Muitos momentos de nossas vidas são registrados por um celular, um tablet ou uma câmera fotográfica qualquer, eternizando momentos únicos e especiais que jamais serão esquecidos, seja por um vídeo antigo ou uma simples foto amarelada.

Os Clubes de Desbravadores, Jovens e Aventureiros em geral, são repletos de eventos e atividades especificas dentro de suas respectivas categorias, onde um das regras é sempre estar registrando esses momentos em um livro de atos através de  fotos, para comprovação posterior que o evento foi realmente realizado.

Em uma programação JA específica para um Clube de Desbravadores, por exemplo, é bastante interessante o uso de vídeos para mostrar de uma forma diferente e engraçada, sejam naturais ou montagens, coisas que passaram despercebidas pela maioria dos desbravadores. Os vídeos também podem ser de cunho promocional, apresentando um projeto do Clube para o futuro, por exemplo.

Aproveitando brincadeira, apresento aqui uma atividade que pode ser bem divertida, a ser realizada com os Desbravadores, que é o cumprimento dos requisitos da especialidade de “Produção de Vídeos”. Os requisitos parecem, a principio, ser um bicho de sete cabeças, mas não é. Toda a parte teórica pode ser encontrada na própria Internet.

Para fazer a montagem do vídeo e uma propaganda, pode ter certeza, os Desbravadores em grupo, vão surpreender, pois fazer uma peça não será difícil para eles.

Logo abaixo se encontram os requisitos a serem cumpridos para a Especialidade de Produção de Vídeos, extraído do Site Oficial dos Desbravadores – DSA.

1 - Estar familiarizado com os tipos de vídeos disponíveis no mercado. Conhecer a diferença entre fitas de VHS-C e Vídeo-8.

2 - Identificar as seguintes partes de uma câmera de vídeo, e saber como usá-las:
* visor
* botão de gravação
* lentes
* botão de zoom
* botão de ligar e desligar
* foco manual, e anéis de zoom
* compartimento para colocar fita

3 - Saber o que significam as mensagens escritas que aparecem no visor.

4 - Identificar e trocar a bateria. Saber como recarregar a bateria, e o momento de recarregar e trocar de bateria. Saber como fazer com que a bateria de Níquel-cadium dure o máximo possível.

5 - Que outros tipos de energia podem “alimentar” uma câmera?

6 - Fazer uma filmagem de 5 minutos em vídeo, e depois assisti-la com seu instrutor. Discutir sobre sua técnica, incluindo pontos a seguir, e corrigindo erros, se necessário:
* zoom
* iluminação
* movimento panorâmico
* firmeza da câmera

7 - Demonstrar como montar e usar um tripé.

8 - Demonstrar como editar um vídeo usando um aparelho de vídeo (VCR), editando o seguimento filmado no item 6.

9 - Demonstrar sua habilidade para usar legendas, e fazer suas legendas à mão, ou no computador.
Completar um dos projetos a seguir, e apresentá-lo num local público. A duração do vídeo deve ser de 4 a 7 minutos.
* Parábola
* Vídeo clip (musical)
* História da Bíblia (teatro, fantoches, etc.)
* Natureza
* Dilemas da vida moderna
* Comercial para um programa publicação ou da igreja,etc.


Um comentário:

  1. Infelizmente esta especialidade não está mais disponível no Manual de Especialidades.

    ResponderExcluir