sábado, 28 de abril de 2012

ORAÇÃO PELOS DOENTES


Orar pelos doentes é legítimo e bíblico. Tiago aconselha: “Orai uns pelos outros para que sareis” (Tiago 5:16). Na mesma carta, ele escreve: “Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele” (v. 14). Portanto, devemos orar pelos enfermos. No entanto, ao orarmos pelos doentes, devemos ter em mente algumas realidades.

Ao orar pelos doentes, cumpre lembrar que “não sabemos o que havemos de pedir como convém” (Romanos 8:26). Não sabemos se a bênção que desejamos será para o bem ou não. Portanto, nossas orações devem incluir este pensamento: “Senhor, Tu conheces todo segredo da alma. Estás familiarizado com estas pessoas. Jesus, seu Advogado, deu a vida por elas. Seu amor por elas é maior do que é possível ser o nosso. Se, portanto, for para Tua glória e o bem desses aflitos, pedimos, em nome de Jesus, que sejam restituídos à saúde. Se não for da Tua vontade que se restaurem, rogamos-Te que a Tua graça os conforte e a Tua presença os sustenha em seus sofrimentos.”[...] Há casos em que o Senhor opera decididamente por Seu divino poder na restauração da saúde. Mas nem todos os doentes são sarados. Muitos são postos a dormir em Jesus. João, na ilha de Patmos, foi mandado escrever: “Bem-aventurados os mortos que, desde agora, morrem no Senhor. Sim, diz o Espírito, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os sigam” (Apocalipse 14:13). Vemos por aí que, se as pessoas não forem restituídas à saúde, não devem ser por isso consideradas sem fé.

Os que buscam a cura pela oração não devem negligenciar o emprego de remédios ao seu alcance. Não é uma negação da fé usar os remédios  que Deus proveu para aliviar a dor e ajudar a natureza em sua obra de restauração. Não é nenhuma negação de fé cooperar com Deus, e colocar-se nas condições mais favoráveis para o restabelecimento. Deus pôs em nosso poder o obter conhecimento das leis da vida. Este conhecimento foi colocado ao nosso alcance para ser empregado. [...]

Ao termos orado pela restauração de um enfermo, seja qual for o desenlace do caso, não percamos a fé em Deus. Se formos chamados a sofrer a perda, aceitemos o amargo cálice, lembrando-nos de que é a mão de um Pai que no-lo chega aos lábios. Mas, sendo a saúde restituída, não se deveria esquecer que o objeto da misericordiosa cura se acha sob renovada obrigação para com o Criador. (E.G.White, A Ciência do Bom Viver, p. 229-233).



Nenhum comentário:

Postar um comentário